E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga e Rodrigo Fossari.
Professora: Márcia Pieretti

segunda-feira, 22 de abril de 2013

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Autista adquire direito de estudar em Instituto Federal do ES.



Eduardo Meneghel Barcellos da Costa, 15 anos, não deixou o autismo limitar sua vontade de estudar. No último dia 10, ele conseguiu uma liminar da Justiça Federal para que pudesse ingressar no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ele participou do processo seletivo, fez prova para concorrer uma vaga no curso Agropecuária Integral, no campus de Alegre, mas como o instituto não dispõe de reserva de vaga nem outro meio de inclusão para pessoas com deficiência previsto no edital, Eduardo fez o processo na ampla concorrência e obteve 170 pontos, ficando como suplente. Com esse resultado, o pai de Eduardo decidiu buscar meios legais para garantir ao filho a entrada no Ifes.


Eduardo conta que, quando soube da pontuação, pensou em desistir. "Fiquei desanimado. Mas quando meu pai falou que a gente ia lutar por isso, eu me animei. Como demorou muito, eu não estava achando que a gente ia conseguir. Mas a gente conseguiu. Agora estou ansioso para estudar", conta. 




Para o pai de Eduardo, o professor Maurice Barcellos da Costa, ele teve desvantagem em relação aos demais candidatos diante da deficiência que apresenta, embora tenha tido um resultado bastante satisfatório para a sua condição, considerando que o primeiro aprovado fez 310 pontos e a última aprovada fez 220 pontos. "Candidatos cotistas foram aprovados uns com 110 pontos, outros com 140 pontos. Ou seja, se tivesse acesso privilegiado de acordo com suas peculiaridades, o Eduardo certamente seria aprovado", diz o pai.
Maurice fez um requerimento administrativo ao Ifes, expondo os motivos com embasamento legal pedindo que fosse adotada medidas para que Eduardo fosse matriculado, mas o instituto negou. "Com a negativa do Ifes, entramos de imediato no Ministério Público Federal, que fez uma recomendação ao Ifes para providenciar a matrícula do Eduardo. O Ifes também negou essa recomendação, alegando que cumpriu o edital. Recorremos à Justiça, ajuizamos ação, a Justiça Federal fez toda análise do processo e novamente o MPF opinou, recomendando à Justiça que determinasse ao Ifes a criação da vaga. No dia 10 de abril saiu a decisão do juiz com a liminar garantindo a matricula do Eduardo", conta o pai.
O desejo de Maurice é que o caso de Eduardo seja exemplo para todas as pessoas com limitações e também um incentivo para que as instituições busquem medidas inclusivas. "Estaremos sempre dispostos a participar com mais pessoas, com quem está nessa luta e tem alguma dificuldade de aceso à informação, alguma dificuldade de condições de mover ação semelhante, que tenha isso como exemplo. E também que as instituições se preparem melhor e venham dar essas condições para as pessoas com deficiência, sem que para isso seja preciso luta na Justiça. A legislação vigente já dá embasamento para a inclusão", afirma.
O reitor do Ifes, Denio Rebelo, informou que a procuradoria jurídica do instituto está estudando o caso, mas afirmou que a decisão judicial será cumprida. Denio afirma que ainda não existe ainda uma política pública já definida de forma legal em relação a pessoas com algum tipo de necessidade especial. "Não temos isso previsto no edital. Mas temos alunos cegos, surdos e cadeirantes, várias pessoas com deficiência que fizeram o processo seletivo da nossa instituição na ampla concorrência e são alunos regulares", disse.
As aulas do curso começaram e fevereiro, mas a Justiça também determinou que Eduardo tenha a reposição de todas as aulas. O pai afirma que vai tentar permanecer com o filho durante um período de adaptação, em Alegre. Eduardo agora conta os dias para começar a estudar. "Meu pai me ajuda pra caramba, estou devendo muito para ele. É um exemplo para todo mundo", diz.
Outro lado
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) esclarece que o aluno Eduardo Meneghel Barcellos da Costa não foi aprovado para a seleção de que participou. Ele concorreu a uma vaga de Ampla Concorrência do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus de Alegre, mas ficou como suplente.

O Instituto informa ainda que o processo seletivo é regido por um edital – que determina os critérios da seleção – e a instituição precisa atender às normas descritas neste documento. Não há, por parte da legislação vigente em âmbito federal, uma política de cotas para pessoas com necessidades específicas.
A decisão judicial recebida pelo Instituto Federal do Espírito Santo no dia 12 de abril fixa prazo de dez dias para que “a instituição adote todas as providências para intimar o autor e orientá-lo sobre os procedimentos a serem adotados para início das aulas, de tal forma que, no máximo a partir do 11º dia o autor já possa frequentar as aulas”. A Procuradoria Jurídica do Ifes deu início à análise do processo no dia 15 de abril, primeiro dia útil após o recebimento.

Postado por: Guilherme Sagrillo


Teatro


Nesse informativo do Bando de Brincantes saiba sobre:

Projeto ESCOLAS no UNIVERSO BRINCANTE
Último final de semana da temporada de QUAQUARELA e próximas apresentações.

MAIO - MÊS DO BRINCAR
  
Projeto ESCOLAS no UNIVERSO BRINCANTE
O projeto ESCOLAS NO UNIVERSO BRINCANTE engloba diversas atividades artístico-pedagógicas destinadas a alunos e professores. A intenção é aliar a vivência artística à reflexão sobre a extrema importância da relação entre a arte e a educação, oportunizando, além de espetáculos teatrais, livros e atividades lúdicas com os alunos, encontros formativos com os professores. As escolas que quiserem aderir ao projeto, podem entrar em contato para solicitar maiores informações.
Dentre as ações previstas estão: 

Apresentações de espetáculos para escolas em teatros
Bando na Escola: Artes integradas na escola; Oficinas e vivências na escola; Apresentações de espetáculos 
O projeto inicia essa semana com a apresentação do espetáculo "Quaquarela", no Colégio Dohms Zona Sul e na semana seguinte, com a realização da Oficina Atividades Lúdicas para Bebês, na escola PATO.
Maiores detalhes do projeto no link http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11212. Entre em contato conosco para esclarecer todas as dúvidas. 
  
Último final de semana da temporada de QUAQUARELA e próximas apresentações

PRORROGAMOS AS APRESENTAÇÕES DEVIDO AO GRANDE SUCESSO DO ESPETÁCULO! - últimos dias da temporada aberta ao público: 
sábado e domingo (20 e 21 de abril, sempre às 16h.) 

Próximas apresentações do espetáculo QUAQUARELA:
- dia 24 de abril, às 16h, no Colégio Dohms Zona Sul (Projeto Escolas no Universo Brincante)
 - dia 28 de abril, às 14h, no Bairro Humaitá - Pq, Mascarenhas de Moraes, s/n - Projeto SESC ESTAR BEM
Detalhes sobre QUAQUARELA no link http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11217 
Dentre outras afirmações publicadas no Jornal do Comércio de 22/3/13, o crítico Antônio Hohlfeldt diz que "Este tipo de espetáculo deveria chamar a atenção das autoridades educacionais e ser prestigiado: é o tipo de trabalho que deveria constituir programa obrigatório de crianças no primeiro grau, talvez até para professores". Leia crítica na íntegra acessando o link http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11262 

Leia a opinião de pessoas que assistiram ao espetáculo no link http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11250

Maio-mês do Brincar

No mês de maio, o Bando de Brincantes realiza o evento MAIO – Mês do Brincar. O período deve-se ao fato de o dia 28 de maio ser o dia internacional do brincar.
Essa realização parte da convicção que temos da importância de debatermos e valorizarmos o papel da ARTE e do BRINCAR, ou seja, do universo lúdico na vida de todas as pessoas, individual e coletivamente.
Confira a programação no link http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11244  
Conheça a agenda de atividades do Bando no link http://www.bandodebrincantes.com.br/?pg=11219 
Escute nosso programa de rádio para crianças: DING LING RATAPLÁ. Detalhes no link - http://www.bandodebrincantes.com.br/?pgO=11232 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

UNIFORMES ESCOLARES

Senhores Responsáveis:
A Escola Nazareth entrou em contato com a Empresa que fabrica Uniformes e obteve as seguintes informações:

  • Casaco e Soft c/bordado - R$ 113,50
  • Casaco em Soft s/bordado - R$ 110,00
  • Casaco em Soft c/bordado e c/capuz - R$ 123,50
  • Casaco em Soft s/bordado e c/capuz - R$ 113,00
  • Casaco em Matelassê c/ bordado e c/capuz - RS$ 88,00
  • Casaco em Matelassê c/bordado e s/capuz - R$ 78,90




Contatos com a Empresa:
Avenida Cavalhada, 2360 - Loja 106
Telefone: (51) 3241-1999


Postado por: Cíntia Lindner

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Gripe H1N1


Alerta!!!!! Leia porque é muito importante.

Segundo os jornais, vamos ter um surto de gripe lá para meados de ABRIL. 
 
O Dr. Vinay Goyal, urgentista reconhecido mundialmente, diretor de um departamento de medicina nuclear, tiroídica e cardíaca pede para você divulgar a mensagem abaixo para o maior número de pessoas possível, a fim de contribuir para minimizar o número de casos da Gripe A, causada pelo vírus H1N1.
 
"As únicas vias de acesso para o vírus da gripe são as narinas, a boca e a garganta. Em relação a esta epidemia tão vastamente propagada, apesar de todas as precauções, é praticamente impossível não estar em contato com portadores do vírus que a promove. 
 
Contudo, alerto para o seguinte: o problema real não é tanto o contato com o vírus, mas a sua proliferação. Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos sintomas de infecção da gripe A (H1N1), há precauções a serem tomadas para evitar a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento das infecções secundárias. 
 
Infelizmente, estas precauções, relativamente simples, não são divulgadas suficientemente na maior parte das comunicações oficiais. Porque será? Por ser barato demais e não haver lucros?
 
Eis algumas precauções:
1.  lave as mãos frequentemente.

2. Evite, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos. 
 
3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, faça gargarejos com água morna contendo sal de cozinha. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz. Os vírus não suportam a água morna contendo sais. 
 
4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus. O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da India. 
 
5. Reforce o seu sistema imunitário comendo alimentos ricos em vitamina C. Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contém Zinco, a fim de acelerar a absorção da vit. C. 
 
6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação."
 
Amigo (a): Será uma grande contribuição se você fizer chegar esta mensagem ao maior número de pessoas possível. Você prestará um serviço de grande utilidade pública, ajudando no combate desta gripe que já dizimou tantas pessoas. 


Potado por: Guilherme Sagrillo

quinta-feira, 4 de abril de 2013

1º prêmio da Campanha Apae Noel


Foi entregue com muita festa na Apae de Porto Alegre - RS.
Um dos momentos da Campanha Apae Noel que a Federação Nacional das Apaes-Fenapaes entende como muito importante é a entrega dos prêmios. Além de ser um momento de coroação de um trabalho realizado com dedicação e carinho, traz para a campanha a transparência que ela precisa para continuar forte e bem vista pela sociedade brasileira.

A entrega do prêmio é realizada pela Apae vendedora do bilhete sorteado e se ele for o do 1º prêmio, então a Apae também ganha uma Van.  Além de um incentivo para as filiadas aderirem à Campanha, a Van também pode ser utilizada para atender às pessoas com deficiência da instituição.




Confira abaixo a lista dos ganhadores dos prêmios da campanha Apae Noel:

1º Prêmio - 01 Novo Uno Way 1.0 Flex 4P 2012
Número sorteado: 676.704
Ganhadora: Valesca Bittencourt Machado
Cidade: Porto Alegre - RS

Prêmio destinado para a Apae vendedora do bilhete sorteado do 1º Prêmio
Ganhadora: Apae de Porto Alegre - RS
  
2º Prêmio - Mile Way Econonomy 1.0 Flex 2p 2012
Número sorteado: 704.815
Ganhador: Márcio Marinho Lins
Cidade: Manaus-AM
  
3º Prêmio - Uma Motocicleta Dafra Riva 150cc
Número sorteado: 815.990 (bilhete não vendido)
Número ganhador por aproximação: 816.500
Cidade: Bento Gonçalves - RS

4º Prêmio - Uma Motocicleta Dafra Kansans 150cc
Número sorteado: 990.640
Ganhadora: Noemi Tokuda Rodrigues
Cidade: Abaetetuba - PA

 5º Prêmio - Uma Motocicleta Dadra Zig 100cc 
Número sorteado retificado: 640.676 (bilhete não vendido)
Número ganhador por aproximação retificado: 640.900
Ganhadora: Maria Celia Delazari Silva
Cidade: Ubá - MG

Tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2013.



-Desafiando os limites, diminuindo as diferenças.-
Na reunião da Diretoria e do Conselho de Administração da Fenapaes, realizada em março de 2013 no Rio de Janeiro, foi aprovado o tema: “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças.”, para nortear nossas ações para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2013. O tema foi escolhido dentre outras muitas contribuições trazidas pelos Conselheiros e Diretoria.

O tema remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência e também dos apaeanos que têm, nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que, consequentemente, vêm diminuindo as diferenças sociais e o preconceito nestes 59 anos de existência da Apae. O tema sugere a continuidade e ampliação desta característica positiva de nossos atendidos, colaboradores e dirigentes.

A Federação Nacional das Apaes orienta as filiadas a utilizarem o espaço da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para realizar ações para a promoção das questões apaeanas que vão desde a luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência até a conquista de novos espaços de inclusão.

Utilizem o espaço da Semana para promoverem ações de defesa de direitos e políticas junto aos órgãos públicos, empresas privadas e imprensa.

Isso pode ser feito através da solicitação de audiências públicas nas prefeituras e câmaras legislativas para debater as questões da deficiência, através de apresentações culturais como: shows, exposições de arte e outras formas de expressão produzidas pelos atendidos das Apaes, preferencialmente nas dependências dos órgãos públicos, empresas privadas, locais de grande circulação como shoppings, nas escolas e instituições de ensino superior, por exemplo. Não se esquecer de buscar a cobertura da imprensa.

Em dezembro de 2013 será realizada a IX Conferência Nacional de Assistência Social, que é um espaço de debate muito importante para a Apae. Outra sugestão é durante o período da Semana solicitar audiências públicas ou reuniões com os Conselhos Estaduais e Municipais de Assistência Social para debater temas correlatos com a Apae.

Em breve estaremos divulgando material gráfico e outros conteúdos referentes à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Vamos à luta!

Fonte: Fenapaes

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


 Pode virar Lei.
Projeto de Eduardo Barbosa propõe que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla vire Lei.

Uma semana inteira para lutar contra o preconceito, romper paradigmas e conscientizar a sociedade sobre as capacidades e contribuições das pessoas com deficiência. É o que propõe o Deputado Federal Eduardo Barbosa, que apresentou o Projeto de Lei nº 5090/2013 que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a ser comemorada de 21 a 28 de agosto. As comemorações devem servir para alertar a população quanto à necessidade de políticas públicas e de organização social para promover a inclusão social.

O Deputado justifica que, desde 1964, a sociedade brasileira já celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, antes chamada de “Semana Nacional do Excepcional”, e que importância de seu reconhecimento por lei, é assegurar um amplo espaço para discussão e visibilidade das questões que envolvam a temática da pessoa com deficiência intelecutal e múlplia, em consonância com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no sentido de promover a inclusão e combater o preconceito e a discriminação.

Com a instituição da Semana Nacional, Eduardo acredita que o país cumprirá as determinações da Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pois ela prevê o lançamento e a continuidade de efetivas campanhas públicas de conscientização. “Transformar a Semana Nacional em lei contribuirá para a participação da sociedade no movimento em prol da inclusão das pessoas com deficiência, para a eliminação das desvantagens, para o combate à discriminação e para o reconhecimento das potencialidades das pessoas com deficiência, favorecendo momentos de reflexão a respeito da questão”, afirmou Eduardo Barbosa.

Para atender as determinações da Lei n° 12.345, de 2010, o Deputado apresentou juntamente com o texto do Projeto de Lei uma enquete que a Federação Nacional das Apaes realizou no ano passado que comprova o interesse popular em transformar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em data comemorativa do calendário oficial brasileiro. Participaram da enquete 842 pessoas das cinco regiões do Brasil, sendo que 98% dos votos foram favoráveis à legalização da Semana.

A Lei n° 12.345, de 9 de dezembro de 2010, fixa critérios para instituição de datas comemorativas.

Fonte: http://eduardobarbosa.com