E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga e Rodrigo Fossari.
Professora: Márcia Pieretti

terça-feira, 22 de abril de 2014

SIGNIFICADO DA PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

PÁSCOA É ....


Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus, e no "Domingo de Páscoa" se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.

O "Domingo de Páscoa" acontece após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A Páscoa é uma festa móvel, varia o dia a cada ano, a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa é comemorada em vários países. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.



E PARA ESTE DIA DE PÁSCOA FICAR AINDA MELHOR E SABOROSO, TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA NAZARETH NO TURNO DA MANHÃ CONFECCIONARAM SEUS PRÓPRIOS OVOS DE CHOCOLATES, CONFIRA AS FOTOS ABAIXO:
OLHEM SÓ A FELICIDADE DO ALUNO ANDERSON- ELE É DA TURMA DO PEC I DA PROF. LUCIANA MALISKA.
OS ALUNOS SE REUNIRAM NO REFEITÓRIO DA ESCOLA E PUSERAM A MÃO NA MASSA.... OPS, QUERO DIZER: NO OVO
ALUNOS:: CLAUDIO, IZABEL, RAQUEL E GABRIELA CONFECCIONANDO SEUS OVOS DE PÁSCOA
A TURMA DA COMUNICAÇÃO NÃO QUIS FICAR FORA DESSA E NO SEU DIA DE CULINÁRIA TAMBÉM FIZERAM A RECEITA DO OVO, FEITO COM LEITE EM PÓ... DELICIOSO.
ALUNO JULIANO BERNARDI ESTAVA CONCENTRADÍSSIMO.
TÁ QUASE PRONTO....
ESTE MOMENTO FOI MUITO LEGAL, OS ALUNOS DA TURMA DA COMUNICAÇÃO FIZERAM SEUS OVOS COM ENTUSIASMO E AUTONOMIA....
TURMA DO PEC I 
TURMA DO EJA II
OVOS PRONTINHOS FEITOS PELAS TURMAS DOS EJAS E PEC I
TURMA DA COMUNICAÇÃO - FICARAM LINDOS E SABOROSOS
HORA DE EMBALAR OS OVOS.....
A TURMA DA COMUNICAÇÃO DESEJA UMA SABOROSA E FELIZ PÁSCOA E MUITO AMOR PARA TODOS!!!!!!

*********************************************************************
OS ALUNOS DA ESCOLA NAZARETH PASSARAM A SEMANA TRABALHANDO COM ATIVIDADES SOBRE A PÁSCOA, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL, EJAS, TURMA DA COMUNICAÇÃO, PEC I E OFICINAS (PADARIA, CHOCOLATE, VELAS E MARCENARIA).
AS PROFESSORES DAS TURMAS I, II E III DO ENSINO FUNDAMENTAL ORGANIZARAM SEU PROJETO DE FORMA QUE TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA PARTICIPASSEM DESTA DATA DE MANEIRA DIVERTIDA, COM MUITAS TROCAS, SOLIDARIEDADE, TRANQUILIDADE, CONHECIMENTO E APRENDIZADO. O RPJETO FOI TÃO BEM ACEITO QUE TODOS SE ENVOLVERAM DE MANEIRA PARTICIPATIVA, DECORARAM O PÁTIO VERDE COM CARTAZES, FRASES E CARINHAS DE COELHOS, CONFECCIONARAM SEUS PRÓPRIOS OVOS, OS PEQUENOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FORAM A CAÇA DE SEUS NINHOS, AS DEMAIS TURMAS PESQUISARAM SOBRE O SIGNIFICADO DA PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS PARA QUE NA VÉSPERA DO FERIADOS PUDESSEM APRESENTAR PARA TODOS DA ESCOLA, E RECEBEMOS UMA ILUSTRE VISITA: O COELHO DA PÁSCOA FOI NA ESCOLA.
E PODEM ACREDITAR, FOI UM SUCESSO GERAL!!!!!! ACOMPANHE ESTE DIA ATRAVÉS DAS FOTOS ABAIXO:
OS PROFISSIONAIS SE DIVIDIRAM EM GRUPOS POR TRÊS TURMAS CADA E CONFECCIONARAM SEUS PRESENTES DE PÁSCOA PARA PRESENTEAR O OUTRO GRUPO... ESTE COELHO FOI CONFECCIONADO PELAS TURMAS: ENS. FUND. II, TURMA DA COMUNICAÇÃO E OFICINA DE VELAS NO QUAL PRESENTEARAM AS TURMAS: PEC I, EJA I E ENSINO FUNDAMENTAL I
AS TURMAS DAS OFICINAS DE CHOCOLATE, PADARIA E MARCENARIA, PRESENTEARAM AS TURMAS: ENS. FUND. III, EJA III E EJA II
AS TURMAS DO ENS. FUND. I, PEC I E EJA I, PRESENTEARAM AS TURMAS DAS OFICINAS DE PADARIA, MARCENARIA E CHOCOLATE.
TURMAS DO PEC I E EJA I APRESENTARAM SOBRE O SÍMBOLO "GIRASSOL"
ENSINO FUNDAMENTAL II APRESENTARAM SOBRE O SÍMBOLO "UVA"
DIRETORA JACIRA CONVERSANDO COM ALUNOS SOBRE O SIGNIFICADO DA PÁSCOA
ENSINO FUNDAMENTAL III  E EJA III APRESENTANDO O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO "PEIXE"
ENSINO FUNDAMENTAL I - SÍMBOLO "OVO"
OFICINA DA MARCENARIA APRESENTANDO SEU SÍMBOLO - "CORDEIRO"
OFICINA DE VELAS E PAPEL RECICLÁVEL - SÍMBOLO "VELA"
ALUNA DIANDRA REPRESENTANDO A TURMA DO EJA II - SÍMBOLOS DA PÁSCOA
COORDENADORA ROSI FALANDO SOBRE O PROJETO DA PÁSCOA
OFICINA DA PADARIA APRESENTANDO SEU SÍMBOLO DA PÁSCOA: "PÃES E TRIGO"
TURMA DA COMUNICAÇÃO APRESENTANDO O SÍMBOLO "COELHO"
MUSICOTERAPEUTA RENATA CANTANDO A MÚSICA DO COELHO DA PÁSCOA

SIMBOLOS DA PÁSCOA

COELHO - 
Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.







OVO - 
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.







VELA - 
Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.






CORDEIRO - 
Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.





PEIXE - O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo.
Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos 
sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, 

trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.







SINO - 
Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.

TRIGO E UVA - 
Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarras de vinho.

E A NOSSA COMEMORAÇÃO PELA PÁSCOA NÃO TERMINOU POR AQUI, AGORA TEMOS A HONRA DE MOSTRAR NOSSO VISITANTE ILUSTRE: O COELHO DA PÁSCOA!!!!!!







ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE NAVEGAR PELA NOSSA PÁSCOA. UM FORTE ABRAÇO DA TURMA DA COMUNICAÇÃO.

Postagem: Alunas: Aline Caumo Martins e Cíntia Lindner - Professora: Márcia Pieretti

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA NAZARETH

48 ANOS DE HISTÓRIA ...


NOSSA ESCOLA COMPLETOU NO DIA 10 DE MARÇO 48 ANOS. SÃO TANTAS HISTÓRIAS PARA CONTAR, TANTOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS QUE JÁ PASSARAM POR LÁ. E TODOS FICARÃO GUARDADOS DENTRO DA NOSSA MEMÓRIA E DO NOSSO CORAÇÃO. ( Postagem da Aluna: CÍNTIA LINDNER).

(ALUNA VETERANA: ANA MARIA CAUDURO) 

COMO TODOS OS ALUNOS FAZEMOS, NESTE NÃO PODERÍAMOS DEIXAR DE FAZER, QUE É HOMENAGEAR E COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DA NOSSA QUERIDA ESCOLA NAZARETH. TODAS AS TURMAS PELA MANHÃ E PELA TARDE CONFECCIONARAM CARTAZES COM ILUSTRAÇÕES, FOTOS, MENSAGENS E FRASES PARA DECORAR O NOSSO PÁTIO PARA ESPERAR O DIA 10 COM MUITA ALEGRIA. (Postagem e texto dos alunos: JULIANO BERNARDI E RODRIGO FOSSARI).


BOLO DELICIOSO FEITO PELA OFICINA DE PADARIA E CONFEITARIA DA NOSSA ESCOLA... CANTAMOS PARABÉNS PARA NOSSA ESCOLA!!!! 
(Postagem da Aluna: AMANDA CARDOSO)

FORAM DUAS FESTAS, PELA MANHÃ E A TARDE, TEVE DOIS BOLOS BEM GRANDE E REFRI, PELA MANHÃ A GENTE TAMBÉM CANTOU PARABÉNS E HOMENAGEAMOS NOSSA QUERIDA EX-PROFESSORA BETE GUARDA, E A DIRETORA JACIRA CORTOU O BOLO E SERVIU TODOS OS ALUNOS.(Postagem do Aluno: Diego Viera)


A TARDE A ESCOLA RECEBEU A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA APAE DE POA, O SENHOR MARCOS, QUE PRESTIGIOU JUNTO COM OS ALUNOS ESTA DATA TÃO IMPORTANTE E TÃO ESPECIAL PARA NOSSA ESCOLA. (Postagem da Aluna Karen Castilhos).


PARABÉNS ESCOLA QUERIDA!
PARABÉNS NAZARETH
NESTA DATA TÃO QUERIDA,
QUEREMOS CONTINUAR AQUI NESTA ESCOLA...
AQUI A GENTE APRENDE... AQUI A GENTE FAZ AMIGOS ... AQUI A GENTE É FELIZ. (Postagem da Aluna CÍNTIA LINDNER E JULIANO BERNARDI)









PESSOAL VEJAM MAIS FOTOS!








Postagem feita pela Aluna: ALINE CAUMO MARTINS

quinta-feira, 3 de abril de 2014

QUEM SOMOS - Turma da Comunicação

TURMA DA COMUNICAÇÃO - 2014


AMANDA S. CARDOSO - 24 ANOS
ALINE CAUMO MARTINS - 22 ANOS
RAFAEL BRAGA - 27 ANOS
CÍNTIA LINDNER - 41 ANOS
KAREN CASTILHOS - 29 ANOS
DIEGO SOUZA VIRIEA - 37 ANOS
RODRIGO FOSSARI - 26 ANOS
MAISE M. SOARES - 29 ANOS
JULIANO M. BERNARDI - 40 ANOS

Postagem: Professora Márcia Pieretti

quarta-feira, 2 de abril de 2014

DIA MUNDIAL DO AUTISMO

ALUNOS DA TURMA DA COMUNICAÇÃO REALIZARAM UMA PESQUISA SOBRE O DIA DO AUTISMO NO SITE DA R7.

Poucos sabem, mas o segundo dia de abril é destinado à conscientização do autismo; uma disfunção global do desenvolvimento. Trata-se de uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento. E uma das principais personalidades do mundo futebolístico descobriu, aos oito anos de idade, que era autista.
Trata-se do argentino Lionel Messi. O maestro do Barcelona, eleito quatro vezes melhor jogador do mundo, foi diagnosticado ainda criança com a Síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo. 
A síndrome normalmente afeta o sexo masculino e apresenta quadros como atos motores repetitivos. Já dá para fazer aqui a relação com a carreira escolhida pelo argentino. As jogadas, os dribles, a movimentação, o chute e o impressionante domínio de bola do craque podem ser explicados, ou enaltecidos, pelo diagnóstico que Messi recebeu quando tinha oito anos.
Isso porque a qualidade de seus movimentos pode ser atribuida aos padrões de repBarcelona recorre contra suspensão da Fifa e defende formação de atletas
A síndrome normalmente afeta o sexo masculino e apresenta quadros como atos motores repetitivos. Já dá para fazer aqui a relação com a carreira escolhida pelo argentino. As jogadas, os dribles, a movimentação, o chute e o impressionante domínio de bola do craque podem ser explicados, ou enaltecidos, pelo diagnóstico que Messi recebeu quando tinha oito anos.
Isso porque a qualidade de seus movimentos pode ser atribuida aos padrões de repetição característicos do autismo, além, claro, de sua própria habilidade. Além disso, a memória descomunal que os autistas possuem também trabalhou a favor do jogador. Pode-se dizer que Messi praticamente prevê os movimentos do goleiro e já entra na área sabendo que o gol é certo.
Fora de campo fica ainda mais fácil perceber as característas da síndrome presentes no jogador. Messi é extremamente tímido e é visível 

segunda-feira, 24 de março de 2014

PROJETO 2014 - DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO

DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO

1) O porquê da escolha deste tema “DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO?”
      Por ser um tema amplo, que abre possibilidades de encontrar formas de diferenciar e diversificar as práticas pedagógicas na Escola, levando em conta toda a bagagem cultural, social e deficiências que nossos alunos trazem. Penso num “fazer pedagógico” capaz de potencializar tal diversidade, trabalhando no coletivo a favor da qualidade de vida, aprendizagens e desenvolvimento destes sujeitos.

2)    Qual a importância do trabalho pedagógico em equipe?
     O trabalho em equipe é fundamental para sustentar as ações didático-pedagógicas na Escola, formando um grupo interligado por interesses comuns.

Rosi Marques da Rosa – Coord. Pedagógica da escola de educação Especial Nazareth – APAE/POA

VOLTA ÀS AULAS 2014

Querida Comunidade!

 Começar é muito bom, mas dá frio na barriga...
Temos um desafio pela frente, pois enquanto escola especial precisamos fortalecer nossos vínculos com os educandos, as famílias e a comunidade. Sabemos da importância de todos numa única voz e enquanto gestora acredito que posso contar com todos para este ano de 2014, pois contem sempre comigo. 
Um ótimo ano para todos!
Jacira Majewski Menezes 
"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. 
Pessoas transformam o mundo". (Paulo Freire)