E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga e Rodrigo Fossari.
Professora: Márcia Pieretti

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DIA 30 DE JUNHO

NA QUINTA-FEIRA - 30/06 - APÓS AS 10h30min HAVERÁ A ASSEMBLÉIA DOS ALUNOS
LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA.
NESTE DIA, A TURMA DA COMUNICAÇÃO ESTARÁ ENTREGANDO OS TROFÉUS DESTAQUES AOS PROFISSIONAIS ESCOLHIDOS REFERENTE  AOS MESES DE MAIO E JUNHO.

PARTE I - ENVELHECER COM SAÚDE

NESTA EDIÇÃO ESTAREMOS FALANDO UM POUQUINHO SOBRE  ENVELHECIMENTO, COMO ENVELHECER COM SAÚDE. ESTA MATÉRIA SERÁ DIVIDIDA EM TRÊS EDIÇÕES. NO QUAL TRARÁ ASSUNTOS SOBRE EXERCÍCIOS FÍSICOS, ALIMENTAÇÃO, AUTOESTIMA, CLÍNICAS GERIÁTRICAS, ENTREVISTAS E MUITO MAIS....NÃO PERCA!
 PARTE I
Envelhecer com Saúde
Vamos admitir o exemplo mais ou menos extremo, porém freqüente, da pessoa que chega aos 70 anos diabética, hipertensa e que já teve um infarto do miocárdio. Você acha possível essa pessoa ainda ter saúde?
Dr. Wilson Jacob Fº (Dr. Wilson Jacob Filho é médico, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.)- Costumo usar uma frase paradoxal, mas que reflete a realidade. Algumas pessoas precisam ficar doentes para ter saúde. Precisam adoecer para perceberem que são vulneráveis e não é raro ouvi-las confessar que melhoraram muito de saúde depois do infarto ou do diabetes.
Você se referiu com propriedade ao fato de que somos maus programadores, em especial quando se trata da saúde. Apesar de muitos serem capazes de programar a aposentadoria ou a revisão de carro exigida pela montadora, a maioria se esquece da saúde. Acho que para isso existe uma explicação. Só agora estamos percebendo que o único jeito de não envelhecer é morrer cedo e que o envelhecimento poderá ser gratificante para os que conseguirem conduzir bem o processo. Realidade temida, odiada ou não pensada no passado, porque era improvável ou temerária, hoje se apresenta sob perspectiva mais otimista e, portanto, faz sentido programá-la.
Além disso, já está bem estabelecido como a pessoa deve proceder e quais são os mecanismos para desviar-se das doenças mesmo que tenha predisposição genética para tal. É o caso de quem descende, por exemplo, de diabéticos. Esses têm alta probabilidade de manifestar a doença na quarta ou quinta década de vida, fase em que se verifica o pico de aparecimento da enfermidade. No entanto, se estiverem conscientes de que adotar previamente uma dieta nutricional que impeça o ganho de peso, um comportamento que favoreça a prática de atividade física e uma organização que permita distribuir durante o dia a aquisição de calorias, é provável que estejam postergando o início da doença e reduzindo o período de complicação, chamado de compressão de morbidade.
Segundo uma teoria interessante que existe a respeito, tomar tais cuidados precocemente evita que o diabetes se manifeste (exatamente o que se deseja), já que ainda não se consegue modificar o perfil genético dos indivíduos. Enquanto aguardamos que isso se torne possível, queremos que as pessoas não adoeçam e, se adoecerem, que a enfermidade seja controlada para que possam participar do universo social como se nada tivesse acontecido.

o que acontece no corpo a cada década vivida e como é possível preservar o maquinário com exercícios físicos e alimentação adequada
É um processo contínuo que se inicia ao nascermos. Cada dia vivido é um micrograma de areia na ampulheta do tempo. O modo como cada pessoa age, os hábitos de vida que adquire e os cuidados que tem consigo serão decisivos para uma velhice penosa ou, ao contrário, para uma etapa de maturidade que não extingue o tempo das descobertas e da alegria de desfrutar a existência. O que torna esse processo um fardo para muitos é o medo das limitações impostas pelas perdas do organismo.
De fato, quanto mais vivemos, maiores desgastes físicos impomos às nossas estruturas orgânicas. A pele perde gradualmente o frescor, a massa muscular e os ossos diminuem, enquanto a gordura corporal aumenta. Os sentidos antes aguçados agora precisam de artefatos (óculos, aparelhos para perda auditiva etc.)."As áreas mais afetadas vão depender de como a pessoa viveu ao longo do tempo", diz o geriatra Venceslau Antonio Coelho, do serviço de Gerontologia no Hospital Sírio-Libânes. Exemplo: pele mais envelhecida e com manchas nos idosos que não usaram filtro solar, doença pulmonar e cardíaca nos tabagistas, colesterol alto, hipertensão e diabetes, naqueles que não adotaram hábitos alimentares saudáveis, dificuldades para andar, problemas vasculares e cardíacos nos obesos e sedentários.
ATIVAR O CÉREBRO - Por outro lado, na ausência de uma pílula mágica que nos mantenha como Dorian Gray, o personagem do livro homônimo do inglês Oscar Wilde, jovens no corpo físico, a receita consagrada hoje nos meios médicos consiste em comer menos, movimentar-se mais, ativar o cérebro, buscar a vida em grupo e perseguir alguma forma de espiritualidade. Coelho acrescenta a lista repetida como um mantra em consultas com geriatras: Não fumar, praticar atividade física, ingerir bebida alcoólica com moderação, controlar o estresse, buscar uma alimentação saudável e ter vida social. Solidão, portanto, é um fator que depõe a favor de um envelhecimento mais rápido.
"É importante seguir estudando algo que sempre quis e não teve tempo ao longo da fase adulta, reinvestir em sonhos e desejos que ficaram esquecidos. É não deixar a mente envelhecer", afirma a psicanalista Dorli Kamkhagi, autora do livro Psicanálise e velhice: sobre a clínica do envelhecer (Editora Via Lettera). Pesquisas já consagraram, em experimentos com roedores, que o cérebro ativado funciona melhor na maturidade. Leituras, conversas, jogos e palavras cruzadas são potentes estímulos para os neurônios. Venceslau Coelho lembra, ainda, que "indivíduos com maior nível educacional são menos suscetíveis a quadros demenciais do que pessoas com baixa escolaridade".


Invista na sua vida social: a solidão é um fator que depõe a favor de um envelhecimento mais rápido
A  atividade física melhora não só a capacidade aeróbica, mas também a massa muscular, que vai diminuindo gradualmente, com o avanço da idade.

POSTAGEM REALIZADA PELA PROFESSORA DA TUMA DA COMUNICAÇÃO: MÁRCIA PIERETTI

ENVELHECER COM SAÚDE

PARTE II
IDOSO/VELHO
ENVELHECER COM SAÚDE
Idoso -  é uma pessoa considerada de terceira idade. A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países Desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.
Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.
Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.
É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.
No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.
É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.
Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.
No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.

Ser   Velho

Desde o dia que nascemos, envelhecemos progressivamente. Jamais mantenhamos a idéia da velhice, porque quer queiramos ou não, a ela chegaremos naturalmente. Não são os anos que nos envelhecem, mas sim a idéia de ficarmos velhos.
Há pessoas que são jovens aos oitenta anos e outros que são velhos aos quarenta.
A juventude ou velhice não fazem parte de um período de nossas vidas, e sim, de um estado de espírito. Não é por termos vivido um certo número de anos, que envelhecemos. Envelhecemos quando perdemos o ideal, a alegria de viver e a alegria de amar.D
A decisão de não sermos um velho infeliz, ajuda e muito a termos uma velhice saudável.
A primeira idéia é não “desligar-se” do mundo e da vida, não a dando por encerrada.
É preciso continuar aprendendo, acreditando, amando, sonhando e, portanto, vivendo.
 

Procuremos um tipo de objetivo ou meta que dê sentido à nossa vida. Pode ser um trabalho ou um hobby; ver crescer os netos; um livro que se pretenda escrever; quadros que se deseje pintar; um curso a fazer; uma sonhada viagem; algo enfim que confira interesse à nossa vida.
Manter sobretudo acesa a busca e o desejo do prazer que a vida nos proporciona para que nunca percamos o prazer de viver.
A velhice nunca pode por medo, entristecer o homem que crê, que tem fé na imortalidade de seu espírito e na sucessão de sua vida.
Ao invés do medo da velhice, usufruamos das vantagens que ela nos traz, quais sejam: a tranqüilidade da missão cumprida, o alívio das responsabilidades de criar e educar, a prazerosa sensação de ter testemunhado a vida acontecer e a sabedoria adquirida com os anos vividos.
O velho de hoje será o jovem de amanhã, pois a verdade é que: “Nascemos, vivemos, morremos, renascemos ainda, progredindo sempre sem cessar”.


pOSTAGEM PUBLICADA PELO ALUNO PAULO PHILOMENA
PARA FINALIZAR A MATÉRIA

Vale a pena investir mais na vida e negociar o corre-corre diário. Pois já dizia Gandi: “O que mais me impressiona na humanidade é perder a saúde para correr atrás de dinheiro para depois perder o dinheiro para cuidar da saúde.”
Cuidar da mente é a principal porta para construir uma trajetória tranqüila através do equilíbrio emocional. Em contra partida, envelhecer com saúde não é mérito somente para quem tem bala na agulha e pode pagar por tratamentos, investir em uma alimentação mais regrada – com produtos naturais AJUDA E MUITO.
Já diz o velho ditado que é melhor prevenir do que remediar”. E eis uma frase que não perde nunca seu efeito. Ao longo da vida, é necessário prestar atenção se estamos suprindo as necessidades básicas do nosso corpo para, dessa forma, garantir uma maior longevidade.

VEJA ABAIXO AS FOTOS QUE TIRAMOS DURANTE NOSSA VISITA À CLÍNICA QUALIVIDA.



SER IDOSO E SER VELHO
PARTE III
FINAL
ENVELHECER COM SAÚDE

A EXPECTATIVA DE VIDA VEM CRESCENDO EM TODO O MUNDO. NO BRASIL, NA DÉCADA DE 60, ESSA MARCA ERA DE 62 ANOS; HOJE, ULTRAPASSA OS 71. MAS COMO VIVER BEM DURANTE A VELHICE? PREPARANDO-SE DESDE A JUVENTUDE! “LER UM BOM LIVRO, UMA REVISTA E ATÉ CONVERSAR COM AMIGOS AJUDAM A MANTER VIVA A TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM O MUNDO,

A TURMA DA COMUNICAÇÃO ESTEVE REALIZANDO UMA VISITA NA CLÍNICA GERIÁTRICA QUALIVIDA – HOTELARIA OCUPACIONAL ASSISTIDA PARA IDOSOS - EM PORTO ALEGRE.

NOSSA VISITA FOI BEM INTERESSANTE, OS ALUNOS PUDERAM CONHECER O ESPAÇO FÍSICO QUE VIVE ALGUNS IDOSOS E OS MOTIVOS PELO QUAL ESTÃO MORANDO LÁ NA CLÍNICA. A QUALIVIDA ATUALMENTE ATENDE 15 IDOSOS, SENDO 13 MULHERES E 02 HOMENS. A MAIS IDOSA ESTÁ COM 87 ANOS (DONA OLÍVIA). CONVERSAMOS COM A GERENTE DA CLÍNICA, SRª GILMARA S. DE LUCENA QUE NOS ACOLHEU COM MUITO CARINHO E RESPONDEU A TODOS OS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELOS ALUNOS DA TURMA DA COMUNICAÇÃO. PARA ATENDER OS “VELHINHOS”, ASSIM FOI CHAMADOS DE MANEIRA CARINHOSA PELA GERENTE GILMARA, A CLÍNICA DISPONIBILIZA DE VÁRIOS PROFISSIONAIS COMO: UMA PSICÓLOGA, UMA NUTRICIONISTA, UMA TERAPEUTA OCUPACIONAL, OITO TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, UM FISIOTERAPEUTA, UM EDUCADOR FÍSICO, DOIS TÉNICOS DE COZINHA, UM SERVIÇOS GERAIS (TRABALHAM POR PLANTÕES). A CLÍNICA FUNCIONA TAMBÉM COMO UM HOTEL, PODENDO OS IDOSOS PASSAR SOMENTE OS FINAIS DE SEMANA, FERIADOS OU QUANTOS DIAS DA SEMANA NECESSITAR.
FOI PERGUNTADO A GERENTE GILMARA PORQUE OS “VELHINHOS” ESTAVAM MORANDO NA CLÍNICA, E ELA RESPONDEU QUE ALGUNS SÃO POR OPÇÃO PRÓPRIA E OUTROS PORQUE A FAMÍLIA NÃO TINHA DISPONIBILIDADE DE CUIDAR 24HS DELES, POIS MUITOS QUE LÁ ESTÃO SOFREM DE ALZEIMER E NÃO PODERIAM FICAR SOZINHOS EM CASA.
RELATOS DE ALGUNS IDOSOS DA CLÍNICA:
“TENHO DUAS FILHAS, E ELAS SÃO MUITO CIUMENTAS, ESTAVAM BRIGANDO PARA VER COM QUEM EU FICARIA, E PARA NÃO DEIXAR ELAS BRIGAREM POR MINHA CAUSA, RESOLVI VIR MORAR AQUI”. “SABE, UM DIA TIVE UM SONHO, QUE MINHAS FILHAS VIERAM AQUI ME BUSCAR, CADA UMA PEGOU PELA MINHA MÃO, E EU ME ACORDEI AOS PRANTOS, CHORANDO MUITO, PORQUE EU NÃO QUERIA IR MAIS EMBORA DAQUI” (Dª IOLANDA – 84 ANOS – ESTÁ NA CLÍNICA HÁ 3 ANOS).
“EU SOU NANI, TENHO 52 ANOS, TENHO UMA DOENÇA RARA, ESTOU ESCREVENDO NO MEU BLOG PARA QUE QUANDO EU MORRER MINHA FAMÍLIA POSSA LER E ENTENDER MAIS SOBRE ESTA DOENÇA, JÁ QUE ELA É DEGENERATIVA E HEREDITÁRIA, ESTA DOENÇA VEM DE UMA DISFUNÇÃO DA ATAXIA. FICO HORAS PESQUISANDO NA INTERNET SOBRE A SÍNDROME QUE TENHO, EM BUSCA DE ALGUM PROGRESSO DA DOENÇA,PARA QUE FUTURAS GERAÇÕES DA MINHA FAMÍLIA POSSAM PROCURAR A CURA. MEU BLOG É WWW.VONANI.BLOGSPOT.COM

GERENTE DA CLÍNICA: GILMARA S. DE LUCENA:

“TEMOS MUITO CARINHO PARA DAR A ELES. QUANDO SE TRABALHA COM OS VELHINHOS, A GENTE TEM QUE TER MUITA PACIÊNCIA, CARINHO E DEDICAÇÃO”.
“QUANDO SE ESTÁ ATENDENDO PESSOAS IDOSAS, A GENTE TEM QUE TRATÁ-LOS COMO SE FOSSEM UM PARENTE DA GENTE, COMO SE ELE FOSSE ALGUÉM QUE FAZ PARTE DA NOSSA FAMÍLIA, TEMO QUE DAR MUITO CARINHO A ELES”.
“AQUI TEM QUE SER UMA CONTINUAÇÃO DA CASINHA DELES. EU CONVERSO COM CARINHO, DOU TODA A ATENÇÃO QUE ELES PRECISAM, MAS TAMBÉM SEI SEPARAR OS MOMENTOS EM QUE ELES PRECISAM DE UM LIMITE”.

A TURMA DA COMUNICAÇÃO DA ESCOLA NAZARETH/APAE-POA AGRADECE O CARINHO DE TODOS NA CLÍNICA E QUEREMOS FAZER UM AGRADECIMENTO EM ESPECIAL A NUTRICIONISTA ELIANA (MÃE DA ALUNA RENATA MORALES) QUE FOI NOSSA INTERMEDIÁRIA PARA QUE SE ESTA VISITA SE CONCRETIZASSE. NOSSO MUITO OBRIGADO!!!!

A TURMA DA COMUNICAÇÃO AGRADECE AS SENHORAS ELCIRA E MARLI, COMO TAMBÉM OS SENHORES UNÍRIO, WIILI E RUI PELA COLABORAÇÃO EM RESPONDER OS QUESTIONÁRIOS NO QUAL CONFECCIONAMOS NOSSOS CARTAZRES PARA EXPOR EM NOSSA ESCOLA.

TURMA DA COMUNICAÇÃO
PROFESSORA: MÁRCIA PIERETTI

SER IDOSO E SER VELHO


SER IDOSOS E SER VELHO


Idoso é quem tem muita idade; velho é quem perdeu a jovialidade.
A idade causa a degenerescência das células; a velhice, a degenerescência do espírito .
Você é idoso quando se pergunta se vale a pena; você é velho quando, sem pensar, responde que nâo.
Você é idoso quando sonha; Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende; Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando se exercita; Você é velho quando apenas descansa.
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida;
Você é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.
Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs; Você é velho quando ele só tem ontens.
O idoso se renova a cada dia que começa.O velho se acaba a cada noite que termina.
Pois enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte, onde o sol desponta e ilumina a esperança , o velho tem sua miopia voltada para as sombras do passado.
O idoso tem planos, o velho tem saudades .
O idoso curte a vida. O velho sofre, plena de projetos e a preenche de esperança. Para ele, o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.
Para o velho, suas horas se arrastam destituídas de sentido.
As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso; as rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.
Em suma , o idoso e o velho podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idades diferentes no coração. 
Que você, idoso, tenha uma longa vida, mas nunca fique velho.


POSTAGEM REALIZADA PELO ALUNO PAULO PHILOMENA