E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga e Rodrigo Fossari.
Professora: Márcia Pieretti

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ENVELHECER COM SAÚDE

PARTE II
IDOSO/VELHO
ENVELHECER COM SAÚDE
Idoso -  é uma pessoa considerada de terceira idade. A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países Desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.
Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.
Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.
É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.
No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.
É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.
Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.
No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.

Ser   Velho

Desde o dia que nascemos, envelhecemos progressivamente. Jamais mantenhamos a idéia da velhice, porque quer queiramos ou não, a ela chegaremos naturalmente. Não são os anos que nos envelhecem, mas sim a idéia de ficarmos velhos.
Há pessoas que são jovens aos oitenta anos e outros que são velhos aos quarenta.
A juventude ou velhice não fazem parte de um período de nossas vidas, e sim, de um estado de espírito. Não é por termos vivido um certo número de anos, que envelhecemos. Envelhecemos quando perdemos o ideal, a alegria de viver e a alegria de amar.D
A decisão de não sermos um velho infeliz, ajuda e muito a termos uma velhice saudável.
A primeira idéia é não “desligar-se” do mundo e da vida, não a dando por encerrada.
É preciso continuar aprendendo, acreditando, amando, sonhando e, portanto, vivendo.
 

Procuremos um tipo de objetivo ou meta que dê sentido à nossa vida. Pode ser um trabalho ou um hobby; ver crescer os netos; um livro que se pretenda escrever; quadros que se deseje pintar; um curso a fazer; uma sonhada viagem; algo enfim que confira interesse à nossa vida.
Manter sobretudo acesa a busca e o desejo do prazer que a vida nos proporciona para que nunca percamos o prazer de viver.
A velhice nunca pode por medo, entristecer o homem que crê, que tem fé na imortalidade de seu espírito e na sucessão de sua vida.
Ao invés do medo da velhice, usufruamos das vantagens que ela nos traz, quais sejam: a tranqüilidade da missão cumprida, o alívio das responsabilidades de criar e educar, a prazerosa sensação de ter testemunhado a vida acontecer e a sabedoria adquirida com os anos vividos.
O velho de hoje será o jovem de amanhã, pois a verdade é que: “Nascemos, vivemos, morremos, renascemos ainda, progredindo sempre sem cessar”.


pOSTAGEM PUBLICADA PELO ALUNO PAULO PHILOMENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário