E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga e Rodrigo Fossari.
Professora: Márcia Pieretti

quarta-feira, 30 de abril de 2014

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?

1. O QUE É DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO É UM TERMO QUE SE USA QUANDO UMA PESSOA APRESENTA CERTAS LIMITAÇÕES NO SEU FUNCIONAMENTO MENTAL E NO DESEMPENHO DE TAREFAS COMO AS DE COMUNICAÇÃO, CUIDADO PESSOAL E DE RELACIONAMENTO SOCIAL.
ESTAS LIMITAÇÕES PROVOCAM UMA MAIOR LENTIDÃO NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DESSAS PESSOAS.
AS CRIANÇAS COM ATRASO COGNITIVO PODEM PRECISAR DE MAIS TEMPO PARA APRENDER A FALAR, A CAMINHAR E A APRENDER AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA CUIDAR DE SI, TAL COMO VESTIR-SE OU COMER COM AUTONOMIA. É NATURAL QUE ENFRENTEM DIFICULDADES NA ESCOLA. NO ENTANTO APRENDERÃO, MAS NECESSITARÃO DE MAIS TEMPO. É POSSÍVEL QUE ALGUMAS CRIANÇAS NÃO CONSIGAM APRENDER ALGUMAS COISAS COMO QUALQUER PESSOA QUE TAMBÉM NÃO CONSEGUE APRENDER TUDO.

2. QUAIS SÃO AS CAUSAS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?

OS INVESTIGADORES ENCONTRARAM MUITAS CAUSAS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, AS MAIS COMUNS SÃO:
CONDIÇÕES GENÉTICAS: POR VEZES, O ATRASO MENTAL É CAUSADO POR GENES ANORMAIS HERDADOS DOS PAIS, POR ERROS OU ACIDENTES PRODUZIDOS NA ALTURA EM QUE OS GENES SE COMBINAM UNS COM OS OUTROS, OU AINDA POR OUTRAS RAZÕES DE NATUREZA GENÉTICA. ALGUNS EXEMPLOS DE CONDIÇÕES GENÉTICAS PROPICIADORAS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INCLUEM A SÍNDROME DE DOWN OU A FENILCETONÚRIA.
PROBLEMAS DURANTE A GRAVIDEZ: O ATRASO COGNITIVO PODE RESULTAR DE UM DESENVOLVIMENTO INAPROPRIADO DO EMBRIÃO OU DO FETO DURANTE A GRAVIDEZ. POR EXEMPLO, PODE ACONTECER QUE, A QUANDO DA DIVISÃO DAS CÉLULAS, SURJAM PROBLEMAS QUE AFETEM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. UMA MULHER ALCOÓLICA OU QUE CONTRAIA UMA INFECÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ, COMO A RUBÉOLA, POR EXEMPLO, PODE TAMBÉM TER UMA CRIANÇA COM PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO MENTAL.
PROBLEMAS AO NASCER: SE O BEBÊ TEM PROBLEMAS DURANTE O PARTO, COMO, POR EXEMPLO, SE NÃO RECEBE OXIGÊNIO SUFICIENTE, PODE TAMBÉM ACONTECER QUE VENHA A TER PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO MENTAL.
PROBLEMAS DE SAÚDE: ALGUMAS DOENÇAS, COMO O SARAMPO OU A MENINGITE PODEM ESTAR NA ORIGEM DE UMA DEFICIÊNCIA MENTAL, SOBRETUDO SE NÃO FOREM TOMADOS TODOS OS CUIDADOS DE SAÚDE NECESSÁRIOS. A MAL NUTRIÇÃO EXTREMA OU A EXPOSIÇÃO A VENENOS COMO O MERCÚRIO OU O CHUMBO PODEM TAMBÉM ORIGINAR PROBLEMAS GRAVES PARA O DESENVOLVIMENTO MENTAL DAS CRIANÇAS.
NENHUMA DESTAS CAUSAS PRODUZ, POR SI SÓ, UMA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. NO ENTANTO, CONSTITUEM RISCOS, UNS MAIS SÉRIOS OUTROS MENOS, QUE CONVÉM EVITAR TANTO QUANTO POSSÍVEL. POR EXEMPLO, UMA DOENÇA COMO A MENINGITE NÃO PROVOCA FORÇOSAMENTE UM ATRASO INTELECTUAL; O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL DURANTE A GRAVIDEZ TAMBÉM NÃO; TODAVIA, CONSTITUEM RISCOS DEMASIADOS GRAVES PARA QUE NÃO SE PROCURE TODOS OS CUIDADOS DE SAÚDE NECESSÁRIOS PARA COMBATER A DOENÇA, OU PARA QUE NÃO SE EVITE O CONSUMO DE ÁLCOOL DURANTE A GRAVIDEZ.
O ATRASO COGNITIVO NÃO É UMA DOENÇA MENTAL (SOFRIMENTO PSÍQUICO), COMO A DEPRESSÃO, ESQUIZOFRENIA, POR EXEMPLO. NÃO SENDO UMA DOENÇA, TAMBÉM NÃO FAZ SENTIDO PROCURAR OU ESPERAR UMA CURA PARA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
A GRANDE MAIORIA DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL CONSEGUE APRENDER A FAZER MUITAS COISAS ÚTEIS PARA A SUA FAMÍLIA, ESCOLA, SOCIEDADE E TODAS ELAS APRENDEM ALGO PARA SUA UTILIDADE E BEM-ESTAR DA COMUNIDADE EM QUE VIVEM. PARA ISSO PRECISAM, EM REGRA, DE MAIS TEMPO E DE APOIOS PARA LOGRAREM SUCESSO.

 3. COMO SE DIAGNOSTICA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?

A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO DIAGNOSTICA-SE, OBSERVANDO DUAS COISAS:
A CAPACIDADE DO CÉREBRO DA PESSOA PARA APRENDER, PENSAR, RESOLVER PROBLEMAS, ENCONTRAR UM SENTIDO DO MUNDO, UMA INTELIGÊNCIA DO MUNDO QUE AS RODEIA (A ESTA CAPACIDADE CHAMA-SE FUNCIONAMENTO COGNITIVO OU FUNCIONAMENTO INTELECTUAL)
A COMPETÊNCIA NECESSÁRIA PARA VIVER COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA NA COMUNIDADE EM QUE SE INSERE (A ESTA COMPETÊNCIA TAMBÉM SE CHAMA COMPORTAMENTO ADAPTATIVO OU FUNCIONAMENTO ADAPTATIVO).ENQUANTO O DIAGNÓSTICO DO FUNCIONAMENTO COGNITIVO É NORMALMENTE REALIZADO POR TÉCNICOS DEVIDAMENTE HABILITADOS (PSICÓLOGOS, NEUROLOGISTAS, FONOAUDIÓLOGOS, ETC.), JÁ O FUNCIONAMENTO ADAPTATIVO DEVE SER OBJETO DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE POR PARTE DA FAMÍLIA, DOS PAIS E DOS EDUCADORES QUE CONVIVEM COM A CRIANÇA.PARA OBTER DADOS A RESPEITO DO COMPORTAMENTO ADAPTATIVO DEVE PROCURAR SABER-SE O QUE A CRIANÇA CONSEGUE FAZER EM COMPARAÇÃO COM CRIANÇAS DA MESMA IDADE CRONOLÓGICA.CERTAS COMPETÊNCIAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A ORGANIZAÇÃO DESSE COMPORTAMENTO ADAPTATIVO:
AS COMPETÊNCIAS DE VIDA DIÁRIA, COMO VESTIR-SE, TOMAR BANHO, COMER.
AS COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, COMO COMPREENDER O QUE SE DIZ E SABER RESPONDER.
AS COMPETÊNCIAS SOCIAIS COM OS COLEGAS, COM OS MEMBROS DA FAMÍLIA E COM OUTROS ADULTOS E CRIANÇAS.
PARA DIAGNOSTICAR A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, OS PROFISSIONAIS ESTUDAM AS CAPACIDADES MENTAIS DA PESSOA E AS SUAS COMPETÊNCIAS ADAPTATIVAS. ESTES DOIS ASPECTOS FAZEM PARTE DA DEFINIÇÃO DE ATRASO COGNITIVO COMUM À MAIOR PARTE DOS CIENTISTAS QUE SE DEDICAM AO ESTUDO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
4. QUAL É A FREQÜÊNCIA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?

A MAIOR PARTE DOS ESTUDOS APONTA PARA UMA FREQÜÊNCIA DE 2% A 3% SOBRE AS CRIANÇAS COM MAIS DE 6 ANOS. NÃO É A MESMA COISA DETERMINAR ESSA FREQÜÊNCIA EM CRIANÇAS MAIS NOVAS OU EM ADULTOS. A ADMINISTRAÇÃO DOS EUA CONSIDERA O VALOR DE 3% PARA EFEITOS DE PLANIFICAÇÃO DOS APOIOS A CONCEDER A ALUNOS COM ATRASO COGNITIVO. ESTA PERCENTAGEM É UM VALOR DE REFERÊNCIA QUE MERECE BASTANTE CREDIBILIDADE. MAS NÃO É MAIS DO QUE UM VALOR DE REFERÊNCIA.

5. ORIENTAÇÃO AOS PAIS:

PROCURE SABER MAIS SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: OUTROS PAIS, PROFESSORES E TÉCNICOS PODERÃO AJUDAR.INCENTIVE O SEU FILHO A SER INDEPENDENTE: POR EXEMPLO, AJUDE-O A APRENDER COMPETÊNCIAS DE VIDA DIÁRIA, TAIS COMO: VESTIR-SE, COMER SOZINHO, TOMAR BANHO, ARRUMAR-SE PARA SAIR.
ATRIBUA-LHE TAREFAS PRÓPRIAS E DE RESPONSABILIDADE. TENHA SEMPRE EM MENTE A SUA IDADE REAL, A SUA CAPACIDADE PARA MANTER-SE ATENTO E AS SUAS COMPETÊNCIAS. DIVIDA AS TAREFAS EM PASSOS PEQUENOS. POR EXEMPLO, SE A TAREFA DO SEU FILHO É A DE PÔR A MESA, PEÇA-LHE PRIMEIRO QUE ESCOLHA O NÚMERO APROPRIADO DE GUARDANAPOS; DEPOIS, PEÇA-LHE QUE COLOQUE CADA GUARDANAPO NO LUGAR DE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA. SE FOR NECESSÁRIO, AJUDE-O EM CADA PASSO DA TAREFA. NUNCA O ABANDONE NUMA SITUAÇÃO EM QUE NÃO SEJA CAPAZ DE REALIZAR COM SUCESSO. SE ELE NÃO CONSEGUIR, DEMONSTRE COMO DEVE SER.
ELOGIE O SEU FILHO SEMPRE QUE CONSIGA RESOLVER UM PROBLEMA. NÃO SE ESQUEÇA DE ELOGIAR TAMBÉM QUANDO O SEU FILHO SE LIMITA A OBSERVAR A FORMA COMO SE PODE RESOLVER A TAREFA: ELE TAMBÉM REALIZOU ALGO IMPORTANTE, ESTEVE CONSIGO PARA QUE AS COISAS CORRAM MELHOR NO FUTURO.PROCURE SABER QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS QUE O SEU FILHO ESTÁ APRENDENDO NA ESCOLA. ENCONTRE FORMAS DE APLICAR ESSAS COMPETÊNCIAS EM CASA. POR EXEMPLO, SE O PROFESSOR LHE ESTÁ ENSINANDO A USAR O DINHEIRO, LEVE O SEU FILHO AO SUPERMERCADO. AJUDE-O A RECONHECER O DINHEIRO NECESSÁRIO PARA PAGAR AS COMPRAS. EXPLIQUE E DEMONSTRE SEMPRE COMO SE FAZ, MESMO QUE A CRIANÇA PAREÇA NÃO PERCEBER. NÃO DESISTA, NEM DEIXE NUNCA O SEU FILHO NUMA SITUAÇÃO DE INSUCESSO, SE PUDER EVITAR.
PROCURE OPORTUNIDADES NA SUA COMUNIDADE PARA QUE ELE POSSA PARTICIPAR EM ATIVIDADES SOCIAIS, POR EXEMPLO: ESCOTEIROS, OS CLUBES, ATIVIDADES DE DESPORTO. ISSO O AJUDARÁ A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS SOCIAIS E A DIVERTIR-SE.
FALE COM OUTROS PAIS QUE TENHAM FILHOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: OS PAIS PODEM PARTILHAR CONSELHOS PRÁTICOS E APOIO EMOCIONAL.
NÃO FALTE ÀS REUNIÕES DE ESCOLA, EM QUE OS PROFESSORES VÃO ELABORAR UM PLANO PARA RESPONDER MELHOR ÀS NECESSIDADES DO SEU FILHO. SE A ESCOLA NÃO SE LEMBRAR DE CONVIDAR OS PAIS, MOSTRE A SUA VONTADE EM PARTICIPAR NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS. NÃO DESISTA NUNCA DE OFERECER AJUDA AOS PROFESSORES PARA QUE CONHEÇAM MELHOR O SEU FILHO. PERGUNTE TAMBÉM AOS PROFESSORES COMO É QUE PODE APOIAR A APRENDIZAGEM ESCOLAR DO SEU FILHO EM CASA.

6. ORIENTAÇÃO AOS PROFESSORES:

APRENDA TUDO O QUE PUDER SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. PROCURE QUEM POSSA ACONSELHAR NA BUSCA DE BIBLIOGRAFIA ADEQUADA OU UTILIZE BIBLIOTECAS, INTERNET, ETC.
RECONHEÇA QUE O SEU EMPENHO PODE FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA NA VIDA DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA OU SEM DEFICIÊNCIA. PROCURE SABER QUAIS SÃO AS POTENCIALIDADES E INTERESSES DO ALUNO E CONCENTRE TODOS OS SEUS ESFORÇOS NO SEU DESENVOLVIMENTO. PROPORCIONE OPORTUNIDADES DE SUCESSO.
PARTICIPE ATIVAMENTE NA ELABORAÇÃO DO PLANO INDIVIDUAL DE ENSINO DO ALUNO E PLANO EDUCATIVO.

SEJA TÃO CONCRETO QUANTO POSSÍVEL PARA TORNAR A APRENDIZAGEM VIVENCIADA. DEMONSTRE O QUE PRETENDE DIZER. NÃO SE LIMITE A DAR INSTRUÇÕES VERBAIS. ALGUMAS INSTRUÇÕES VERBAIS DEVEM SER ACOMPANHADAS DE UMA IMAGEM DE SUPORTE, DESENHOS, CARTAZES. MAS TAMBÉM NÃO SE LIMITE A APOIAR AS MENSAGENS VERBAIS COM IMAGENS. SEMPRE QUE NECESSÁRIO E POSSÍVEL, PROPORCIONE AO ALUNO MATERIAIS E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR AS COISAS.
DIVIDA AS TAREFAS NOVAS EM PASSOS PEQUENOS. DEMONSTRE COMO SE REALIZA CADA UM DESSES PASSOS. PROPORCIONE AJUDA, NA JUSTA MEDIDA DA NECESSIDADE DO ALUNO. NÃO DEIXE QUE O ALUNO ABANDONE A TAREFA NUMA SITUAÇÃO DE INSUCESSO. SE FOR NECESSÁRIO, SOLICITE AO ALUNO QUE SEJA ELE A AJUDAR O PROFESSOR A RESOLVER O PROBLEMA. PARTILHE COM O ALUNO O PRAZER DE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO.
ACOMPANHE A REALIZAÇÃO DE CADA PASSO DE UMA TAREFA COM COMENTÁRIOS IMEDIATOS E ÚTEIS PARA O PROSSEGUIMENTO DA ATIVIDADE.
DESENVOLVA NO ALUNO COMPETÊNCIAS DE VIDA DIÁRIA, COMPETÊNCIAS SOCIAIS E DE EXPLORAÇÃO E CONSCIÊNCIA DO MUNDO ENVOLVENTE. INCENTIVE O ALUNO A PARTICIPAR EM ATIVIDADES DE GRUPO E NAS ORGANIZAÇÕES DA ESCOLA.
TRABALHE COM OS PAIS PARA ELABORAR E LEVAR A CABO UM PLANO EDUCATIVO QUE RESPEITE AS NECESSIDADES DO ALUNO. PARTILHE REGULARMENTE INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA E EM CASA.

7. QUE EXPECTATIVAS DE FUTURO TÊM AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?

SABEMOS ATUALMENTE QUE 87% DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SÓ SERÃO UM POUCO MAIS LENTAS DO QUE A MAIORIA DAS OUTRAS CRIANÇAS NA APRENDIZAGEM E AQUISIÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS. MUITAS VEZES É MESMO DIFÍCIL DISTINGUI-LAS DE OUTRAS CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, SOBRETUDO NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLA. O QUE DISTINGUE UMAS DAS OUTRAS É O FATO DE QUE O DEFICIENTE INTELECTUAL NÃO DEIXA DE REALIZAR E CONSOLIDAR APRENDIZAGENS, MESMO QUANDO AINDA NÃO POSSUI AS COMPETÊNCIAS ADEQUADAS PARA INTEGRÁ-LAS HARMONIOSAMENTE NO CONJUNTO DOS SEUS CONHECIMENTOS. DAQUI RESULTA NÃO UM ATRASO SIMPLES QUE O TEMPO E A EXPERIÊNCIA AJUDARÃO A COMPENSAR, MAS UM PROCESSO DIFERENTE DE COMPREENDER O MUNDO. ESSA DIFERENTE COMPREENSÃO DO MUNDO NÃO DEIXA, POR ISSO, DE SER INTELIGENTE E MESMO MUITO ADEQUADA À RESOLUÇÃO DE INÚMEROS PROBLEMAS DO QUOTIDIANO. È POSSÍVEL QUE AS SUAS LIMITAÇÕES NÃO SEJAM MUITO VISÍVEIS NOS PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. MAIS TARDE, NA VIDA ADULTA, PODE TAMBÉM ACONTECER QUE CONSIGAM LEVAR UMA VIDA BASTANTE INDEPENDENTE E RESPONSÁVEL. NA VERDADE, AS LIMITAÇÕES SERÃO VISÍVEIS EM FUNÇÃO DAS TAREFAS QUE LHES SEJAM PEDIDAS.
OS RESTANTES 13% TERÃO MUITO MAIS DIFICULDADES NA ESCOLA, NA SUA VIDA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. UMA PESSOA COM ATRASO MAIS SEVERO NECESSITARÁ DE UM APOIO MAIS INTENSIVO DURANTE TODA A SUA VIDA.
TODAS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SÃO CAPAZES DE CRESCER, APRENDER E DESENVOLVER-SE. COM A AJUDA ADEQUADA, TODAS AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PODEM VIVER DE FORMA SATISFATÓRIA A SUA VIDA ADULTA.

8. QUE EXPECTATIVAS DE FUTURO TÊM AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA?

UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PODE OBTER RESULTADOS ESCOLARES MUITO INTERESSANTES. MAS NEM SEMPRE A ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO FUNCIONAL OU INDIVIDUAL ÀS NECESSIDADES DA CRIANÇA EXIGE MEIOS ADICIONAIS MUITO DISTINTOS DOS QUE DEVEM SER PROVIDENCIADOS A TODOS OS ALUNOS, SEM EXCEÇÃO.
ANTES DE IR PARA A ESCOLA E ATÉ AO TRÊS ANOS, A CRIANÇA DEVE BENEFICIAR DE UM SISTEMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE. OS EDUCADORES E OUTROS TÉCNICOS DO SERVIÇO DE INTERVENÇÃO PRECOCE DEVEM PÔR EM PRÁTICA UM PLANO INDIVIDUAL DE APOIO À FAMÍLIA.
ESTE PLANO DEFINE AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E ÚNICAS DA CRIANÇA. DEFINE TAMBÉM O TIPO DE APOIO PARA RESPONDER A ESSAS NECESSIDADES. POR OUTRO LADO, ENQUADRA AS NECESSIDADES DA CRIANÇA NAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E ÚNICAS DA FAMÍLIA, PARA QUE OS PAIS E OUTROS ELEMENTOS DA FAMÍLIA SAIBAM COMO AJUDAR A CRIANÇA.
QUANDO A CRIANÇA INGRESSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E DEPOIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, OS EDUCADORES EM PARCERIA COM A FAMÍLIA DEVEM POR EM PRÁTICA UM PROGRAMA EDUCATIVO QUE RESPONDA ÀS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E ÚNICAS DA CRIANÇA. ESTE PROGRAMA É EM TUDO IDÊNTICO AO ANTERIOR, SÓ QUE AJUSTADO À IDADE DA CRIANÇA E À SUA INCLUSÃO NO MEIO ESCOLAR. DEFINE AS NECESSIDADES DO ALUNO E OS TIPOS DE APOIO ESCOLAR E EXTRA-ESCOLAR.
A MAIOR PARTE DOS ALUNOS NECESSITA DE APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ADAPTATIVAS, NECESSÁRIAS PARA VIVER, TRABALHAR E DIVERTIR-SE NA COMUNIDADE.
ALGUMAS DESTAS COMPETÊNCIAS INCLUEM:
A COMUNICAÇÃO COM AS OUTRAS PESSOAS.
SATISFAZER NECESSIDADES PESSOAIS (VESTIR-SE, TOMAR BANHO).
PARTICIPAR NA VIDA FAMILIAR (PÔR A MESA, LIMPAR O PÓ, COZINHAR).
COMPETÊNCIAS SOCIAIS (CONHECER AS REGRAS DE CONVERSAÇÃO, PORTAR-SE BEM EM GRUPO, JOGAR E DIVERTIR-SE).
SAÚDE E SEGURANÇA. LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA BÁSICA; E À MEDIDA QUE VÃO CRESCENDO, COMPETÊNCIAS QUE AJUDARÃO A CRIANÇAS NA TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA.
FONTE: MARINA DA SILVEIRA RODRIGUES ALMEIDA
CONSULTORA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PSICÓLOGA
E PEDAGOGA ESPECIALISTA

INSTITUTO INCLUSÃO BRASILINCLUSAO.BRASIL@IRON.COM.BR

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SOBRE TIRADENTES

JUNTE-SE A NÓS E APRENDA SE DIVERTINDO COM AS ATIVIDADES ABAIXO: 

  • LIGA-PONTOS
  • QUESTIONÁRIOS
  • HISTÓRIA DE TIRADENTES
  • CRUZADINHAS
  • CÁLCULOS
  • ENIGMA
  • ACRÓSTICO
  • CAÇA-PALAVRAS
  • DESENHOS PARA COLORIR
  • JOGO DOS 7 ERROS
  • JOGO DA MEMÓRIA ....
DIVIRTA-SE:


















 Postagem: Prof. Márcia Pieretti

QUEM FOI TIRADENTES?




OS ALUNOS DA TURMA DA COMUNICAÇÃO REALIZARAM PESQUISAS NA INTERNET SOBRE ESTE MÁRTIR MINEIRO. FORAM 4 DIAS DE PESQUISA E MUITA DISCUSSÃO E ATIVIDADES EM SALA DE AULA SOBRE ESTE TEMA.
ABAIXO UMA BREVE PESQUISA FEITA PELAS ALUNAS: CÍNTIA LINDNER, E ALINE CAUMO 

PESQUISA:

NOME COMPLETO DE TIRADENTES: JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER,
A PROFISSÃO DO TIRADENTES ERA DENTISTA NO QUAL ELE EXERCIA COM MUITA DEDICAÇÃO, NO QUAL O APROXIMAVA MUITO DO SEU POVO., E DEVIDO A ESTA PROFISSÃO LHE DEU A CONDIÇÃO DE SER UM “SOLDADO”. E TAMBÉM ELE FOI COMERCIANTE, TROPEIRO, MINERADOR, UM MILITAR EXEMPLAR E UM ATIVISTAPOLÍTICO QUE ATUOU NO BRASIL COLONIAL.
TIRADENTES NASCEU NA FAZENDA POMBAL DIA 12/11/1746 E FALECEU NO DIA 21/04/1792.
NO BRASIL, TIRADENTES ERA RECONHECIDO COMO MÁRTIR DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, PATRONO CÍVICO O BRASIL, PATRONO TAMBÉM DAS POLÍCIAS MILITARES DOS ESTADOS E HERÓI NACIONAL.
O DIA DE SUA EXECUÇÃO, 21 DE ABRIL, É FERIADO NACIONAL. A CIDADE MINEIRA DETIRADENTES, ANTIGA VILA DE SÃO JOSÉ DO RIO DAS MORTES, FOI RENOMEADA EM SUA HOMENAGEM.

MAS SERÁ PORQUE ELE FOI MORTO E COMO?
ELE FOI ENFORCADO PORQUE ELE QUERIA AJUDAR O SEU POVO E NÃO DEIXAR QUE OS IMPERADORES VENDESSEM OS MINERAIS PARA OUTROS PAISES, POIS ASSIM ERA O POVO QUEM TINHA QUE PAGAR IMPOSTOS ALTÍSSIMOS.
TIRADENTES PARTICIPOU DE UM MANIFESTO E PARA DEFENDER SEU POVO ELE ASSUMIU SOZINHO A CULPA E POR ISTO ENTÃO MANDARAM ELE PARA SER ENFORCADO.

MAS O QUE ACONTECEU DE FATO?

ARTICULAÇÃO DA CONSPIRAÇÃO NA CAPITANIA DE MINAS GERAIS. COM A CONSTANTE QUEDA NA RECEITA INSTITUCIONAL, DEVIDO AO DECLÍNIO DA ATIVIDADE DA CANA DE AÇÚCAR, A REFORMA ECONÔMICA A METRÓPOLE PORTUGUESA DE D.JOÃO V INSTITUIU MEDIDAS QUE GARANTISSEM O QUINTO, IMPOSTO QUE OBRIGAVA OS RESIDENTES DAQUELA CAPITANIA A PAGAREM, SEMESTRALMENTE, CEM ARROBAS DE OURO, DESTINADAS À REAL FAZENDA. 
O SENTIMENTO DE REVOLTA ATINGIU O MÁXIMO COM A DECRETAÇÃO DADERRAMA, UMA MEDIDA ADMINISTRATIVA QUE PERMITIA A COBRANÇA FORÇADA DE IMPOSTOS , MESMO QUE PRECISO FOSSE PRENDER O COBRADO, A SER EXECUTADA PELO NOVO GOVERNADOR DA CAPITANIA, LUÍS ANTÔNIO FURTADO DE MENDONÇA, 6.º VISCONDE DE BARBACENA (FUTURO CONDE DE BARBACENA), O QUE AFETOU ESPECIALMENTE AS ELITES MINEIRAS. ISSO SE FEZ NECESSÁRIO PARA SE SALDAR A DÍVIDA MINEIRA ACUMULADA, DESDE 1762, DO QUINTO, QUE À ALTURA SOMAVA 768 ARROBAS DE OURO EM IMPOSTOS ATRASADOS.

O MOVIMENTO SE INICIARIA NA NOITE DA INSURREIÇÃO: OS LÍDERES DA "CONFIDÊNCIA" SAIRIAM ÀS RUAS DE VILA MARIA DANDO VIVAS ÀREPÚBLICA, COM O QUE GANHARIAM A IMEDIATA ADESÃO DA POPULAÇÃO. PORÉM, ANTES QUE A CONSPIRAÇÃO SE TRANSFORMASSE EM REVOLUÇÃO, EM 15 DE MARÇO DE 1789 FOI DELATADA AOS PORTUGUESES POR JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS, CORONEL, BASÍLIO DE BRITO MALHEIRO DO LAGO, TENENTE-CORONEL, E INÁCIO CORREIA DE PAMPLONA, LUSO-AÇORIANO, EM TROCA DO PERDÃO DE SUAS DÍVIDAS COM A REAL FAZENDA. ANOS DEPOIS, POR ORDEM DO NOVO OFICIAL DE MILÍCIA ERNESTO GONÇALVES, PLANEJOU O ASSASSINATO DE JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS.

OS PRINCIPAIS PLANOS DOS INCONFIDENTES ERAM: ESTABELECER UM GOVERNO REPUBLICANO INDEPENDENTE DE PORTUGAL, CRIAR INDÚSTRIAS NO PAÍS QUE SURGIRIA, UMA UNIVERSIDADE EM VILA RICA E FAZER DE SÃO JOÃO DEL-REI A CAPITAL. SEU PRIMEIRO PRESIDENTE SERIA, DURANTE TRÊS ANOS, TOMÁS ANTÓNIO GONZAGA, APÓS O QUAL HAVERIA ELEIÇÕES. NESSA REPÚBLICA NÃO HAVERIAEXÉRCITO EM VEZ DISSO, TODA A POPULAÇÃO DEVERIA USAR ARMAS, E FORMAR UMA MILÍCIA QUANDO NECESSÁRIA. HÁ QUE SE RESSALTAR QUE OS INCONFIDENTES VISAVAM A AUTONOMIA SOMENTE DA PROVÍNCIA DAS MINAS GERAIS.

QUEM ERAM OS INCOFIDENTES?

 

JULGAMENTO E SENTENÇA


NEGANDO A PRINCÍPIO SUA PARTICIPAÇÃO, TIRADENTES FOI O ÚNICO A, POSTERIORMENTE, ASSUMIR TODA A RESPONSABILIDADE PELA "INCONFIDÊNCIA", INOCENTANDO SEUS COMPANHEIROS. PRESOS, TODOS OS INCONFIDENTESAGUARDARAM DURANTE TRÊS ANOS PELA FINALIZAÇÃO DO PROCESSO. ALGUNS FORAM CONDENADOS À MORTE E OUTROS AO DEGREDO; ALGUMAS HORAS DEPOIS, POR CARTA DE CLEMÊNCIA DE D. MARIA I, TODAS AS SENTENÇAS FORAM ALTERADAS PARA DEGREDO, À EXCEÇÃO APENAS PARA TIRADENTES, QUE CONTINUOU CONDENADO À PENA CAPITAL, PORÉM NÃO POR MORTE CRUEL COMO PREVIAM AS ORDENAÇÕES DO REINO: TIRADENTES FOI ENFORCADO.

ABAIXO, A FOTO DO ALUNO RAFAEL BRAGA APRESENTANDO PARA A TURMA O QUE ELE APRENDEU SOBRE A HISTÓRIA DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA
ALUNO: RAFAEL BRAGA
Postagem da aluna Aline Caumo - mediado pela Prof. Márcia Pieretti

terça-feira, 29 de abril de 2014

FESTIVAL DE HANDEBOL FEMININO

HISTÓRIA DO HANDEBOL 


NÃO SE SABE EXATAMENTE QUEM CRIOU O HANDEBOL, EMBORA SE TENHA REGISTRO DE MODALIDADES SEMELHANTES EM VÁRIOS MOMENTOS HISTÓRICOS. A VERDADE É QUE, DESDE A CRIAÇÃO DA BOLA, A PRÁTICA DO HANDEBOL JÁ PARECIA SER ALGO INEVITÁVEL. PARA SE TER UMA IDÉIA, UM JOGO PARECIDO (A PRINCIPAL DIFERENÇA É QUE NÃO HAVIA BALIZAS) JÁ ERA PRATICADO NA GRÉCIA ANTIGA, FATO ATÉ CITADO POR HOMERO NA ODISSÉIA. 
ENTRETANTO, A FAMA DE CRIADOR DO HANDEBOL É DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ALEMÃO KARL SSHELENZ, CONSIDERADO O PAI DO ESPORTE. EM 1919, O PROFESSOR REFORMULOU O “TORBALL”, UMA MODALIDADE PARECIDA, SÓ QUE DESTINADA A MULHERES. DESTA FORMA, O ESPORTE PASSOU A SER PRATICADO POR HOMENS, GANHOU NOVAS REGRAS (PASSOU A SER PRATICADO EM UM CAMPO MAIOR, POR EXEMPLO) E UM NOVO NOME: HANDBALL. 
DEVIDO AO FATO DO ESPORTE TER SIDO DESENVOLVIDO POR UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, O HANDEBOL GANHOU GRANDE ACEITAÇÃO NAS ESCOLAS E COLÉGIOS DE MUITOS PAÍSES, COMO ALEMANHA, ÁUSTRIA, SUÉCIA, DINAMARCA E CHECOSLOVÁQUIA, INICIANDO ASSIM, AS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS. 
ATÉ ENTÃO, AS REGRAS DO ESPORTE ERAM PUBLICADAS PELA FEDERAÇÃO ALEMÃ DE GINÁSTICA, FATO QUE MUDOU EM 1927, COM A CRIAÇÃO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE HANDEBOL, COMPOSTA POR 39 PAÍSES MEMBROS. 
OUTRO IMPORTANTE CAPÍTULO DA HISTÓRIA DO HANDEBOL FOI A SUA INCLUSÃO PELO COI (COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL) NOS JOGOS OLÍMPICOS DE BERLIM, EM 1936. NO BRASIL, O ESPORTE FOI INTRODUZIDO POR VOLTA DE 1930 NO ESTADO DE SÃO PAULO, E A PARTIR DE ENTÃO, O HANDEBOL NÃO PAROU DE CRESCER. 

  *****************************
FESTIVAL DE HANDEBOL FEMININO NA APABB


NO DIA 25 DE ABRIL, AS ALUNAS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAZARETH E DR. JOÃO ALFREDO DA APAE/POA, PARTICIPARAM DO FESTIVAL DE HANDEBOL FEMININO NA APABB.








EDUCADORES FÍSICOS RESPONSÁVEIS PELO TREINAMENTO FEMININO DA ESCOLA NAZARETH: PROF. ALEX BAUM E PROF. SILVANA SEVERO.

sábado, 26 de abril de 2014

DIA NACIONAL DA LEI DA LIBRAS


Dia Nacional da Lei da Libras – Por uma sociedade inclusiva!


Olá, pessoal!
Em 24 de abril de 2002, foi sancionada a Lei 10.436, a partir de então, nesta data celebramos o Dia nacional da lei da libras.
Muito além das celebrações, essa Lei, figura como uma conquista para a comunidade surda em nosso país, pois reconhece a Língua Brasileira de Sinas – Libras, como meio legal de comunicação e expressão, assegurando assim, o uso e difusão desta, que é própria e natural da pessoa surda.

Embora o acesso igualitário a educação, trabalho, bens ou serviços, seja legalmente instituído, sabemos que a realidade das pessoas com deficiência não corresponde ao que podemos qualificar de, no mínimo ideal, visto que, ainda vivemos em uma sociedade pouco inclusiva e de políticas públicas ineficazes.
Podemos mudar essa prática, ao tomar algumas atitudes como, por exemplo, buscar aprender a língua de sinais para viabilizar a interação com os/as surdos/as. Essa ação fortaleceria a luta pela participação efetiva e garantia de inserção plena destes/as nos processos sociais, tanto pelos meios públicos, quanto privados, garantindo assim reais avanços.

terça-feira, 22 de abril de 2014

SIGNIFICADO DA PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

PÁSCOA É ....


Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus, e no "Domingo de Páscoa" se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.

O "Domingo de Páscoa" acontece após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A Páscoa é uma festa móvel, varia o dia a cada ano, a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa é comemorada em vários países. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.



E PARA ESTE DIA DE PÁSCOA FICAR AINDA MELHOR E SABOROSO, TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA NAZARETH NO TURNO DA MANHÃ CONFECCIONARAM SEUS PRÓPRIOS OVOS DE CHOCOLATES, CONFIRA AS FOTOS ABAIXO:
OLHEM SÓ A FELICIDADE DO ALUNO ANDERSON- ELE É DA TURMA DO PEC I DA PROF. LUCIANA MALISKA.
OS ALUNOS SE REUNIRAM NO REFEITÓRIO DA ESCOLA E PUSERAM A MÃO NA MASSA.... OPS, QUERO DIZER: NO OVO
ALUNOS:: CLAUDIO, IZABEL, RAQUEL E GABRIELA CONFECCIONANDO SEUS OVOS DE PÁSCOA
A TURMA DA COMUNICAÇÃO NÃO QUIS FICAR FORA DESSA E NO SEU DIA DE CULINÁRIA TAMBÉM FIZERAM A RECEITA DO OVO, FEITO COM LEITE EM PÓ... DELICIOSO.
ALUNO JULIANO BERNARDI ESTAVA CONCENTRADÍSSIMO.
TÁ QUASE PRONTO....
ESTE MOMENTO FOI MUITO LEGAL, OS ALUNOS DA TURMA DA COMUNICAÇÃO FIZERAM SEUS OVOS COM ENTUSIASMO E AUTONOMIA....
TURMA DO PEC I 
TURMA DO EJA II
OVOS PRONTINHOS FEITOS PELAS TURMAS DOS EJAS E PEC I
TURMA DA COMUNICAÇÃO - FICARAM LINDOS E SABOROSOS
HORA DE EMBALAR OS OVOS.....
A TURMA DA COMUNICAÇÃO DESEJA UMA SABOROSA E FELIZ PÁSCOA E MUITO AMOR PARA TODOS!!!!!!

*********************************************************************
OS ALUNOS DA ESCOLA NAZARETH PASSARAM A SEMANA TRABALHANDO COM ATIVIDADES SOBRE A PÁSCOA, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL, EJAS, TURMA DA COMUNICAÇÃO, PEC I E OFICINAS (PADARIA, CHOCOLATE, VELAS E MARCENARIA).
AS PROFESSORES DAS TURMAS I, II E III DO ENSINO FUNDAMENTAL ORGANIZARAM SEU PROJETO DE FORMA QUE TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA PARTICIPASSEM DESTA DATA DE MANEIRA DIVERTIDA, COM MUITAS TROCAS, SOLIDARIEDADE, TRANQUILIDADE, CONHECIMENTO E APRENDIZADO. O RPJETO FOI TÃO BEM ACEITO QUE TODOS SE ENVOLVERAM DE MANEIRA PARTICIPATIVA, DECORARAM O PÁTIO VERDE COM CARTAZES, FRASES E CARINHAS DE COELHOS, CONFECCIONARAM SEUS PRÓPRIOS OVOS, OS PEQUENOS DO ENSINO FUNDAMENTAL FORAM A CAÇA DE SEUS NINHOS, AS DEMAIS TURMAS PESQUISARAM SOBRE O SIGNIFICADO DA PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS PARA QUE NA VÉSPERA DO FERIADOS PUDESSEM APRESENTAR PARA TODOS DA ESCOLA, E RECEBEMOS UMA ILUSTRE VISITA: O COELHO DA PÁSCOA FOI NA ESCOLA.
E PODEM ACREDITAR, FOI UM SUCESSO GERAL!!!!!! ACOMPANHE ESTE DIA ATRAVÉS DAS FOTOS ABAIXO:
OS PROFISSIONAIS SE DIVIDIRAM EM GRUPOS POR TRÊS TURMAS CADA E CONFECCIONARAM SEUS PRESENTES DE PÁSCOA PARA PRESENTEAR O OUTRO GRUPO... ESTE COELHO FOI CONFECCIONADO PELAS TURMAS: ENS. FUND. II, TURMA DA COMUNICAÇÃO E OFICINA DE VELAS NO QUAL PRESENTEARAM AS TURMAS: PEC I, EJA I E ENSINO FUNDAMENTAL I
AS TURMAS DAS OFICINAS DE CHOCOLATE, PADARIA E MARCENARIA, PRESENTEARAM AS TURMAS: ENS. FUND. III, EJA III E EJA II
AS TURMAS DO ENS. FUND. I, PEC I E EJA I, PRESENTEARAM AS TURMAS DAS OFICINAS DE PADARIA, MARCENARIA E CHOCOLATE.
TURMAS DO PEC I E EJA I APRESENTARAM SOBRE O SÍMBOLO "GIRASSOL"
ENSINO FUNDAMENTAL II APRESENTARAM SOBRE O SÍMBOLO "UVA"
DIRETORA JACIRA CONVERSANDO COM ALUNOS SOBRE O SIGNIFICADO DA PÁSCOA
ENSINO FUNDAMENTAL III  E EJA III APRESENTANDO O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO "PEIXE"
ENSINO FUNDAMENTAL I - SÍMBOLO "OVO"
OFICINA DA MARCENARIA APRESENTANDO SEU SÍMBOLO - "CORDEIRO"
OFICINA DE VELAS E PAPEL RECICLÁVEL - SÍMBOLO "VELA"
ALUNA DIANDRA REPRESENTANDO A TURMA DO EJA II - SÍMBOLOS DA PÁSCOA
COORDENADORA ROSI FALANDO SOBRE O PROJETO DA PÁSCOA
OFICINA DA PADARIA APRESENTANDO SEU SÍMBOLO DA PÁSCOA: "PÃES E TRIGO"
TURMA DA COMUNICAÇÃO APRESENTANDO O SÍMBOLO "COELHO"
MUSICOTERAPEUTA RENATA CANTANDO A MÚSICA DO COELHO DA PÁSCOA

SIMBOLOS DA PÁSCOA

COELHO - 
Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.







OVO - 
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.







VELA - 
Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.






CORDEIRO - 
Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.





PEIXE - O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo.
Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos 
sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, 

trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.







SINO - 
Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.

TRIGO E UVA - 
Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarras de vinho.

E A NOSSA COMEMORAÇÃO PELA PÁSCOA NÃO TERMINOU POR AQUI, AGORA TEMOS A HONRA DE MOSTRAR NOSSO VISITANTE ILUSTRE: O COELHO DA PÁSCOA!!!!!!







ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE NAVEGAR PELA NOSSA PÁSCOA. UM FORTE ABRAÇO DA TURMA DA COMUNICAÇÃO.

Postagem: Alunas: Aline Caumo Martins e Cíntia Lindner - Professora: Márcia Pieretti