E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga e Rodrigo Fossari.
Professora: Márcia Pieretti

quarta-feira, 30 de abril de 2014

QUEM FOI TIRADENTES?




OS ALUNOS DA TURMA DA COMUNICAÇÃO REALIZARAM PESQUISAS NA INTERNET SOBRE ESTE MÁRTIR MINEIRO. FORAM 4 DIAS DE PESQUISA E MUITA DISCUSSÃO E ATIVIDADES EM SALA DE AULA SOBRE ESTE TEMA.
ABAIXO UMA BREVE PESQUISA FEITA PELAS ALUNAS: CÍNTIA LINDNER, E ALINE CAUMO 

PESQUISA:

NOME COMPLETO DE TIRADENTES: JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER,
A PROFISSÃO DO TIRADENTES ERA DENTISTA NO QUAL ELE EXERCIA COM MUITA DEDICAÇÃO, NO QUAL O APROXIMAVA MUITO DO SEU POVO., E DEVIDO A ESTA PROFISSÃO LHE DEU A CONDIÇÃO DE SER UM “SOLDADO”. E TAMBÉM ELE FOI COMERCIANTE, TROPEIRO, MINERADOR, UM MILITAR EXEMPLAR E UM ATIVISTAPOLÍTICO QUE ATUOU NO BRASIL COLONIAL.
TIRADENTES NASCEU NA FAZENDA POMBAL DIA 12/11/1746 E FALECEU NO DIA 21/04/1792.
NO BRASIL, TIRADENTES ERA RECONHECIDO COMO MÁRTIR DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA, PATRONO CÍVICO O BRASIL, PATRONO TAMBÉM DAS POLÍCIAS MILITARES DOS ESTADOS E HERÓI NACIONAL.
O DIA DE SUA EXECUÇÃO, 21 DE ABRIL, É FERIADO NACIONAL. A CIDADE MINEIRA DETIRADENTES, ANTIGA VILA DE SÃO JOSÉ DO RIO DAS MORTES, FOI RENOMEADA EM SUA HOMENAGEM.

MAS SERÁ PORQUE ELE FOI MORTO E COMO?
ELE FOI ENFORCADO PORQUE ELE QUERIA AJUDAR O SEU POVO E NÃO DEIXAR QUE OS IMPERADORES VENDESSEM OS MINERAIS PARA OUTROS PAISES, POIS ASSIM ERA O POVO QUEM TINHA QUE PAGAR IMPOSTOS ALTÍSSIMOS.
TIRADENTES PARTICIPOU DE UM MANIFESTO E PARA DEFENDER SEU POVO ELE ASSUMIU SOZINHO A CULPA E POR ISTO ENTÃO MANDARAM ELE PARA SER ENFORCADO.

MAS O QUE ACONTECEU DE FATO?

ARTICULAÇÃO DA CONSPIRAÇÃO NA CAPITANIA DE MINAS GERAIS. COM A CONSTANTE QUEDA NA RECEITA INSTITUCIONAL, DEVIDO AO DECLÍNIO DA ATIVIDADE DA CANA DE AÇÚCAR, A REFORMA ECONÔMICA A METRÓPOLE PORTUGUESA DE D.JOÃO V INSTITUIU MEDIDAS QUE GARANTISSEM O QUINTO, IMPOSTO QUE OBRIGAVA OS RESIDENTES DAQUELA CAPITANIA A PAGAREM, SEMESTRALMENTE, CEM ARROBAS DE OURO, DESTINADAS À REAL FAZENDA. 
O SENTIMENTO DE REVOLTA ATINGIU O MÁXIMO COM A DECRETAÇÃO DADERRAMA, UMA MEDIDA ADMINISTRATIVA QUE PERMITIA A COBRANÇA FORÇADA DE IMPOSTOS , MESMO QUE PRECISO FOSSE PRENDER O COBRADO, A SER EXECUTADA PELO NOVO GOVERNADOR DA CAPITANIA, LUÍS ANTÔNIO FURTADO DE MENDONÇA, 6.º VISCONDE DE BARBACENA (FUTURO CONDE DE BARBACENA), O QUE AFETOU ESPECIALMENTE AS ELITES MINEIRAS. ISSO SE FEZ NECESSÁRIO PARA SE SALDAR A DÍVIDA MINEIRA ACUMULADA, DESDE 1762, DO QUINTO, QUE À ALTURA SOMAVA 768 ARROBAS DE OURO EM IMPOSTOS ATRASADOS.

O MOVIMENTO SE INICIARIA NA NOITE DA INSURREIÇÃO: OS LÍDERES DA "CONFIDÊNCIA" SAIRIAM ÀS RUAS DE VILA MARIA DANDO VIVAS ÀREPÚBLICA, COM O QUE GANHARIAM A IMEDIATA ADESÃO DA POPULAÇÃO. PORÉM, ANTES QUE A CONSPIRAÇÃO SE TRANSFORMASSE EM REVOLUÇÃO, EM 15 DE MARÇO DE 1789 FOI DELATADA AOS PORTUGUESES POR JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS, CORONEL, BASÍLIO DE BRITO MALHEIRO DO LAGO, TENENTE-CORONEL, E INÁCIO CORREIA DE PAMPLONA, LUSO-AÇORIANO, EM TROCA DO PERDÃO DE SUAS DÍVIDAS COM A REAL FAZENDA. ANOS DEPOIS, POR ORDEM DO NOVO OFICIAL DE MILÍCIA ERNESTO GONÇALVES, PLANEJOU O ASSASSINATO DE JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS.

OS PRINCIPAIS PLANOS DOS INCONFIDENTES ERAM: ESTABELECER UM GOVERNO REPUBLICANO INDEPENDENTE DE PORTUGAL, CRIAR INDÚSTRIAS NO PAÍS QUE SURGIRIA, UMA UNIVERSIDADE EM VILA RICA E FAZER DE SÃO JOÃO DEL-REI A CAPITAL. SEU PRIMEIRO PRESIDENTE SERIA, DURANTE TRÊS ANOS, TOMÁS ANTÓNIO GONZAGA, APÓS O QUAL HAVERIA ELEIÇÕES. NESSA REPÚBLICA NÃO HAVERIAEXÉRCITO EM VEZ DISSO, TODA A POPULAÇÃO DEVERIA USAR ARMAS, E FORMAR UMA MILÍCIA QUANDO NECESSÁRIA. HÁ QUE SE RESSALTAR QUE OS INCONFIDENTES VISAVAM A AUTONOMIA SOMENTE DA PROVÍNCIA DAS MINAS GERAIS.

QUEM ERAM OS INCOFIDENTES?

 

JULGAMENTO E SENTENÇA


NEGANDO A PRINCÍPIO SUA PARTICIPAÇÃO, TIRADENTES FOI O ÚNICO A, POSTERIORMENTE, ASSUMIR TODA A RESPONSABILIDADE PELA "INCONFIDÊNCIA", INOCENTANDO SEUS COMPANHEIROS. PRESOS, TODOS OS INCONFIDENTESAGUARDARAM DURANTE TRÊS ANOS PELA FINALIZAÇÃO DO PROCESSO. ALGUNS FORAM CONDENADOS À MORTE E OUTROS AO DEGREDO; ALGUMAS HORAS DEPOIS, POR CARTA DE CLEMÊNCIA DE D. MARIA I, TODAS AS SENTENÇAS FORAM ALTERADAS PARA DEGREDO, À EXCEÇÃO APENAS PARA TIRADENTES, QUE CONTINUOU CONDENADO À PENA CAPITAL, PORÉM NÃO POR MORTE CRUEL COMO PREVIAM AS ORDENAÇÕES DO REINO: TIRADENTES FOI ENFORCADO.

ABAIXO, A FOTO DO ALUNO RAFAEL BRAGA APRESENTANDO PARA A TURMA O QUE ELE APRENDEU SOBRE A HISTÓRIA DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA
ALUNO: RAFAEL BRAGA
Postagem da aluna Aline Caumo - mediado pela Prof. Márcia Pieretti

Nenhum comentário:

Postar um comentário