E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga e Rodrigo Fossari.
Professora: Márcia Pieretti

quarta-feira, 11 de junho de 2014

AVD E AIVD - DEFINIÇÃO


Atividades da Vida Diaria (AVD)

São Atividades relacionadas com os seguintes itens:
• Cuidado Auto,  
• Mobilidade,
• Alimentação,  

  • Higiene Pessoal • (banho, idas à casa de banho, Controle de esfíncteres) 
. • Vestir, despir, calçar Atividades Instrumentais da Vida Diaria (AIVD)

Como Atividades Que da permitem uma Integração de uma pessoa na Comunidade, gerir em sua Casa e a sua  Vida:
• Ir o mais Compras
• Gerir o dinheiro
• Utilizar o telefone
• Limpar
• Cozinhar
 • Utilizar 
Transportes

A Turma da Comunicação durante 15 dias realizou atividades relacionadas ao seu dia-a-dia, ou seja, com atividades da vida diária.
Em conversa com a turma, como é realizada no início de todas as manhãs, no qual chamamos de "roda da reflexão", momento este em que nos reunimos para um bate papo, para um momento de desabafo, crítica, frustração, motivação, escuta, muita fala e muita reflexão. trabalhamos de diversas maneiras durante este momento, sendo através de debates com assuntos trazidos pelos alunos, ou trazidos por mim (professora Márcia), cenas de filmes, cenas de documentários, vivências de cada um, assuntos que os estão chateando no dia, através de leituras de pequenas mensagens, enfim, é uma atividades que exercitamos todos os dias, e que dá muitos resultados positivos para o grupo. Através dele se observa muitas coisas como: Desejo reprimido, introspecção, saudades, perdas, medo, choros, capacidade e incapacidade, força de vontade (muita), curiosidades, e muita vontade de SER.
Umas das coisas que a maioria relatou foi que em casa não fazem certas coisas que gostariam de fazer, do tipo: servir seu próprio alimento, preparar seu sanduíche, passar margarina no pão, cortar com a faca, fazer sua vitamina preferida no liquidificador, fazer o café na cafeteira, ligar o microondas ou forno elétrico, colocar seu pão na torradeira, enfim, coisas básicas que poderiam realizar mas que talvez não os são permitidos, por receio, por parte da família, por quererem proteger seus filhos de algo perigoso ou até mesmo de um acidente doméstico nestes afazeres. A partir da aí então surgiu o interesse dos alunos em querer aprender a utilizar os utensílios domésticos, para ser mais clara, os eletrodomésticos que tem em suas casas.
Colocamos então em prática, veja abaixo os registros em fotos dos alunos utilizando alguns eletrodomésticos como: liquidificador, panela elétrica, crepeira, omeleteia e torradeira, entre outros, como também aprenderam a colocar toalha na mesa, arrumar a mesma com os pratos e talheres, copos, xícaras, guardanapos, cortar o pão, bolo, passar margarina, fazer o seu próprio sanduíche, servir o leite sem ter medo de virar na mesa, Postura Correta para se servir e comer.

















Postagem: Márcia Pìeretti

Nenhum comentário:

Postar um comentário