1. O QUE É DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO É UM TERMO QUE SE USA QUANDO UMA
PESSOA APRESENTA CERTAS LIMITAÇÕES NO SEU FUNCIONAMENTO MENTAL E NO DESEMPENHO
DE TAREFAS COMO AS DE COMUNICAÇÃO, CUIDADO PESSOAL E DE RELACIONAMENTO SOCIAL.
ESTAS LIMITAÇÕES PROVOCAM UMA MAIOR LENTIDÃO NA APRENDIZAGEM E NO
DESENVOLVIMENTO DESSAS PESSOAS.
AS CRIANÇAS COM ATRASO COGNITIVO PODEM PRECISAR DE MAIS TEMPO PARA APRENDER A
FALAR, A CAMINHAR E A APRENDER AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA CUIDAR DE SI,
TAL COMO VESTIR-SE OU COMER COM AUTONOMIA. É NATURAL QUE ENFRENTEM DIFICULDADES
NA ESCOLA. NO ENTANTO APRENDERÃO, MAS NECESSITARÃO DE MAIS TEMPO. É POSSÍVEL
QUE ALGUMAS CRIANÇAS NÃO CONSIGAM APRENDER ALGUMAS COISAS COMO QUALQUER PESSOA
QUE TAMBÉM NÃO CONSEGUE APRENDER TUDO.
2. QUAIS SÃO AS
CAUSAS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?
OS INVESTIGADORES ENCONTRARAM MUITAS CAUSAS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, AS MAIS
COMUNS SÃO:
CONDIÇÕES GENÉTICAS: POR
VEZES, O ATRASO MENTAL É CAUSADO POR GENES ANORMAIS HERDADOS DOS PAIS, POR
ERROS OU ACIDENTES PRODUZIDOS NA ALTURA EM QUE OS GENES SE
COMBINAM UNS COM OS OUTROS, OU AINDA POR OUTRAS RAZÕES DE NATUREZA GENÉTICA.
ALGUNS EXEMPLOS DE CONDIÇÕES GENÉTICAS PROPICIADORAS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL INCLUEM A SÍNDROME DE DOWN OU A FENILCETONÚRIA.
PROBLEMAS DURANTE A GRAVIDEZ: O ATRASO COGNITIVO PODE
RESULTAR DE UM DESENVOLVIMENTO INAPROPRIADO DO EMBRIÃO OU DO FETO DURANTE A
GRAVIDEZ. POR EXEMPLO, PODE ACONTECER QUE, A QUANDO DA DIVISÃO DAS CÉLULAS,
SURJAM PROBLEMAS QUE AFETEM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. UMA MULHER ALCOÓLICA
OU QUE CONTRAIA UMA INFECÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ, COMO A RUBÉOLA, POR EXEMPLO,
PODE TAMBÉM TER UMA CRIANÇA COM PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO MENTAL.
PROBLEMAS AO NASCER: SE O BEBÊ TEM PROBLEMAS DURANTE O
PARTO, COMO, POR EXEMPLO, SE NÃO RECEBE OXIGÊNIO SUFICIENTE, PODE TAMBÉM
ACONTECER QUE VENHA A TER PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO MENTAL.
PROBLEMAS DE SAÚDE: ALGUMAS DOENÇAS, COMO O SARAMPO OU A
MENINGITE PODEM ESTAR NA ORIGEM DE UMA DEFICIÊNCIA MENTAL, SOBRETUDO SE NÃO
FOREM TOMADOS TODOS OS CUIDADOS DE SAÚDE NECESSÁRIOS. A MAL NUTRIÇÃO EXTREMA OU
A EXPOSIÇÃO A VENENOS COMO O MERCÚRIO OU O CHUMBO PODEM TAMBÉM ORIGINAR
PROBLEMAS GRAVES PARA O DESENVOLVIMENTO MENTAL DAS CRIANÇAS.
NENHUMA DESTAS CAUSAS PRODUZ, POR SI SÓ, UMA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. NO
ENTANTO, CONSTITUEM RISCOS, UNS MAIS SÉRIOS OUTROS MENOS, QUE CONVÉM EVITAR
TANTO QUANTO POSSÍVEL. POR EXEMPLO, UMA DOENÇA COMO A MENINGITE NÃO PROVOCA
FORÇOSAMENTE UM ATRASO INTELECTUAL; O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL DURANTE A
GRAVIDEZ TAMBÉM NÃO; TODAVIA, CONSTITUEM RISCOS DEMASIADOS GRAVES PARA QUE NÃO
SE PROCURE TODOS OS CUIDADOS DE SAÚDE NECESSÁRIOS PARA COMBATER A DOENÇA, OU
PARA QUE NÃO SE EVITE O CONSUMO DE ÁLCOOL DURANTE A GRAVIDEZ.
O ATRASO COGNITIVO NÃO É UMA DOENÇA MENTAL (SOFRIMENTO PSÍQUICO), COMO A
DEPRESSÃO, ESQUIZOFRENIA, POR EXEMPLO. NÃO SENDO UMA DOENÇA, TAMBÉM NÃO FAZ
SENTIDO PROCURAR OU ESPERAR UMA CURA PARA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
A GRANDE MAIORIA DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL CONSEGUE APRENDER A
FAZER MUITAS COISAS ÚTEIS PARA A SUA FAMÍLIA, ESCOLA, SOCIEDADE E TODAS ELAS
APRENDEM ALGO PARA SUA UTILIDADE E BEM-ESTAR DA COMUNIDADE EM QUE VIVEM. PARA
ISSO PRECISAM, EM REGRA, DE MAIS TEMPO E DE APOIOS PARA LOGRAREM SUCESSO.
3. COMO SE
DIAGNOSTICA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?
A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO DIAGNOSTICA-SE, OBSERVANDO DUAS COISAS:
A CAPACIDADE DO CÉREBRO DA
PESSOA PARA APRENDER, PENSAR, RESOLVER PROBLEMAS, ENCONTRAR UM SENTIDO DO
MUNDO, UMA INTELIGÊNCIA DO MUNDO QUE AS RODEIA (A ESTA CAPACIDADE CHAMA-SE
FUNCIONAMENTO COGNITIVO OU FUNCIONAMENTO INTELECTUAL)
A COMPETÊNCIA NECESSÁRIA PARA VIVER COM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA NA COMUNIDADE
EM QUE SE INSERE
(A ESTA COMPETÊNCIA TAMBÉM SE CHAMA COMPORTAMENTO ADAPTATIVO OU FUNCIONAMENTO
ADAPTATIVO).ENQUANTO O DIAGNÓSTICO DO
FUNCIONAMENTO COGNITIVO É NORMALMENTE REALIZADO POR TÉCNICOS DEVIDAMENTE
HABILITADOS (PSICÓLOGOS, NEUROLOGISTAS, FONOAUDIÓLOGOS, ETC.), JÁ O
FUNCIONAMENTO ADAPTATIVO DEVE SER OBJETO DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE POR PARTE DA
FAMÍLIA, DOS PAIS E DOS EDUCADORES QUE CONVIVEM COM A CRIANÇA.PARA OBTER DADOS A RESPEITO
DO COMPORTAMENTO ADAPTATIVO DEVE PROCURAR SABER-SE O QUE A CRIANÇA CONSEGUE
FAZER EM
COMPARAÇÃO COM CRIANÇAS DA MESMA IDADE CRONOLÓGICA.CERTAS COMPETÊNCIAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A ORGANIZAÇÃO DESSE
COMPORTAMENTO ADAPTATIVO:
AS COMPETÊNCIAS DE VIDA
DIÁRIA, COMO VESTIR-SE, TOMAR BANHO, COMER.
AS COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO, COMO COMPREENDER O QUE SE DIZ E SABER RESPONDER.
AS COMPETÊNCIAS SOCIAIS COM
OS COLEGAS, COM OS MEMBROS DA FAMÍLIA E COM OUTROS ADULTOS E CRIANÇAS.
PARA DIAGNOSTICAR A
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, OS PROFISSIONAIS ESTUDAM AS CAPACIDADES MENTAIS DA
PESSOA E AS SUAS COMPETÊNCIAS ADAPTATIVAS. ESTES DOIS ASPECTOS FAZEM PARTE DA
DEFINIÇÃO DE ATRASO COGNITIVO COMUM À MAIOR PARTE DOS CIENTISTAS QUE SE DEDICAM
AO ESTUDO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
4. QUAL É A
FREQÜÊNCIA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?
A MAIOR PARTE DOS ESTUDOS APONTA PARA UMA FREQÜÊNCIA DE 2% A 3% SOBRE AS
CRIANÇAS COM MAIS DE 6 ANOS. NÃO É A MESMA COISA DETERMINAR ESSA FREQÜÊNCIA EM CRIANÇAS MAIS NOVAS
OU EM
ADULTOS. A ADMINISTRAÇÃO DOS EUA CONSIDERA O VALOR DE 3% PARA
EFEITOS DE PLANIFICAÇÃO DOS APOIOS A CONCEDER A ALUNOS COM ATRASO COGNITIVO. ESTA
PERCENTAGEM É UM VALOR DE REFERÊNCIA QUE MERECE BASTANTE CREDIBILIDADE. MAS NÃO
É MAIS DO QUE UM VALOR DE REFERÊNCIA.
5. ORIENTAÇÃO AOS
PAIS:
PROCURE SABER MAIS SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: OUTROS PAIS, PROFESSORES E
TÉCNICOS PODERÃO AJUDAR.INCENTIVE O SEU FILHO A SER INDEPENDENTE: POR EXEMPLO,
AJUDE-O A APRENDER COMPETÊNCIAS DE VIDA DIÁRIA, TAIS COMO: VESTIR-SE, COMER
SOZINHO, TOMAR BANHO, ARRUMAR-SE PARA SAIR.
ATRIBUA-LHE TAREFAS PRÓPRIAS E DE RESPONSABILIDADE. TENHA SEMPRE EM MENTE A SUA IDADE REAL,
A SUA CAPACIDADE PARA MANTER-SE ATENTO E AS SUAS COMPETÊNCIAS. DIVIDA AS
TAREFAS EM PASSOS
PEQUENOS. POR EXEMPLO, SE A TAREFA DO SEU FILHO É A DE PÔR A
MESA, PEÇA-LHE PRIMEIRO QUE ESCOLHA O NÚMERO APROPRIADO DE GUARDANAPOS; DEPOIS,
PEÇA-LHE QUE COLOQUE CADA GUARDANAPO NO LUGAR DE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA. SE FOR
NECESSÁRIO, AJUDE-O EM
CADA PASSO DA TAREFA. NUNCA O ABANDONE NUMA SITUAÇÃO EM QUE NÃO SEJA CAPAZ DE
REALIZAR COM SUCESSO. SE ELE NÃO CONSEGUIR, DEMONSTRE COMO DEVE SER.
ELOGIE O SEU FILHO SEMPRE QUE CONSIGA RESOLVER UM PROBLEMA. NÃO SE ESQUEÇA DE
ELOGIAR TAMBÉM QUANDO O SEU FILHO SE LIMITA A OBSERVAR A FORMA COMO SE PODE
RESOLVER A TAREFA: ELE TAMBÉM REALIZOU ALGO IMPORTANTE, ESTEVE CONSIGO PARA QUE
AS COISAS CORRAM MELHOR NO FUTURO.PROCURE SABER QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS QUE O
SEU FILHO ESTÁ APRENDENDO NA ESCOLA. ENCONTRE FORMAS DE APLICAR ESSAS
COMPETÊNCIAS EM
CASA. POR EXEMPLO, SE O PROFESSOR LHE ESTÁ ENSINANDO A USAR O
DINHEIRO, LEVE O SEU FILHO AO SUPERMERCADO. AJUDE-O A RECONHECER O DINHEIRO NECESSÁRIO
PARA PAGAR AS COMPRAS. EXPLIQUE E DEMONSTRE SEMPRE COMO SE FAZ, MESMO QUE A
CRIANÇA PAREÇA NÃO PERCEBER. NÃO DESISTA, NEM DEIXE NUNCA O SEU FILHO NUMA
SITUAÇÃO DE INSUCESSO, SE PUDER EVITAR.
PROCURE OPORTUNIDADES NA SUA
COMUNIDADE PARA QUE ELE POSSA PARTICIPAR EM ATIVIDADES SOCIAIS,
POR EXEMPLO: ESCOTEIROS, OS CLUBES, ATIVIDADES DE DESPORTO. ISSO O AJUDARÁ A
DESENVOLVER COMPETÊNCIAS SOCIAIS E A DIVERTIR-SE.
FALE COM OUTROS PAIS QUE
TENHAM FILHOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: OS PAIS PODEM PARTILHAR CONSELHOS
PRÁTICOS E APOIO EMOCIONAL.
NÃO FALTE ÀS REUNIÕES DE
ESCOLA, EM QUE OS
PROFESSORES VÃO ELABORAR UM PLANO PARA RESPONDER MELHOR ÀS
NECESSIDADES DO SEU FILHO. SE A ESCOLA NÃO SE LEMBRAR DE CONVIDAR OS PAIS,
MOSTRE A SUA VONTADE EM PARTICIPAR NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS. NÃO
DESISTA NUNCA DE OFERECER AJUDA AOS PROFESSORES PARA QUE CONHEÇAM MELHOR O SEU
FILHO. PERGUNTE TAMBÉM AOS PROFESSORES COMO É QUE PODE APOIAR A APRENDIZAGEM
ESCOLAR DO SEU FILHO EM CASA.
6. ORIENTAÇÃO AOS
PROFESSORES:
APRENDA TUDO O QUE PUDER SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. PROCURE QUEM POSSA
ACONSELHAR NA BUSCA DE BIBLIOGRAFIA ADEQUADA OU UTILIZE BIBLIOTECAS, INTERNET,
ETC.
RECONHEÇA QUE O SEU EMPENHO PODE FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA NA VIDA DE UM ALUNO
COM DEFICIÊNCIA OU SEM DEFICIÊNCIA. PROCURE SABER QUAIS SÃO AS POTENCIALIDADES
E INTERESSES DO ALUNO E CONCENTRE TODOS OS SEUS ESFORÇOS NO SEU
DESENVOLVIMENTO. PROPORCIONE OPORTUNIDADES DE SUCESSO.
PARTICIPE ATIVAMENTE NA ELABORAÇÃO DO PLANO INDIVIDUAL DE ENSINO DO ALUNO E
PLANO EDUCATIVO.
SEJA TÃO CONCRETO QUANTO POSSÍVEL PARA TORNAR A APRENDIZAGEM VIVENCIADA.
DEMONSTRE O QUE PRETENDE DIZER. NÃO SE LIMITE A DAR INSTRUÇÕES VERBAIS. ALGUMAS
INSTRUÇÕES VERBAIS DEVEM SER ACOMPANHADAS DE UMA IMAGEM DE SUPORTE, DESENHOS,
CARTAZES. MAS TAMBÉM NÃO SE LIMITE A APOIAR AS MENSAGENS VERBAIS COM IMAGENS.
SEMPRE QUE NECESSÁRIO E POSSÍVEL, PROPORCIONE AO ALUNO MATERIAIS E EXPERIÊNCIAS
PRÁTICAS E OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR AS COISAS.
DIVIDA AS TAREFAS NOVAS EM PASSOS PEQUENOS.
DEMONSTRE COMO SE REALIZA CADA UM DESSES PASSOS. PROPORCIONE
AJUDA, NA JUSTA MEDIDA DA NECESSIDADE DO ALUNO. NÃO DEIXE QUE O ALUNO ABANDONE
A TAREFA NUMA SITUAÇÃO DE INSUCESSO. SE FOR NECESSÁRIO, SOLICITE AO ALUNO QUE
SEJA ELE A AJUDAR O PROFESSOR A RESOLVER O PROBLEMA. PARTILHE COM O ALUNO O
PRAZER DE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO.
ACOMPANHE A REALIZAÇÃO DE
CADA PASSO DE UMA TAREFA COM COMENTÁRIOS IMEDIATOS E ÚTEIS PARA O
PROSSEGUIMENTO DA ATIVIDADE.
DESENVOLVA NO ALUNO COMPETÊNCIAS DE VIDA DIÁRIA, COMPETÊNCIAS SOCIAIS E DE
EXPLORAÇÃO E CONSCIÊNCIA DO MUNDO ENVOLVENTE. INCENTIVE O ALUNO A PARTICIPAR EM ATIVIDADES DE GRUPO
E NAS ORGANIZAÇÕES DA ESCOLA.
TRABALHE COM OS PAIS PARA
ELABORAR E LEVAR A CABO UM PLANO EDUCATIVO QUE RESPEITE AS NECESSIDADES DO
ALUNO. PARTILHE REGULARMENTE INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA E
EM CASA.
7. QUE EXPECTATIVAS
DE FUTURO TÊM AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?
SABEMOS ATUALMENTE QUE 87%
DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SÓ SERÃO UM POUCO MAIS LENTAS DO QUE A
MAIORIA DAS OUTRAS CRIANÇAS NA APRENDIZAGEM E AQUISIÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS.
MUITAS VEZES É MESMO DIFÍCIL DISTINGUI-LAS DE OUTRAS CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE
APRENDIZAGEM SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, SOBRETUDO NOS PRIMEIROS ANOS DE
ESCOLA. O QUE DISTINGUE UMAS DAS OUTRAS É O FATO DE QUE O DEFICIENTE
INTELECTUAL NÃO DEIXA DE REALIZAR E CONSOLIDAR APRENDIZAGENS, MESMO QUANDO
AINDA NÃO POSSUI AS COMPETÊNCIAS ADEQUADAS PARA INTEGRÁ-LAS HARMONIOSAMENTE NO
CONJUNTO DOS SEUS CONHECIMENTOS. DAQUI RESULTA NÃO UM ATRASO SIMPLES QUE O TEMPO
E A EXPERIÊNCIA AJUDARÃO A COMPENSAR, MAS UM PROCESSO DIFERENTE DE COMPREENDER
O MUNDO. ESSA DIFERENTE COMPREENSÃO DO MUNDO NÃO DEIXA, POR ISSO, DE SER
INTELIGENTE E MESMO MUITO ADEQUADA À RESOLUÇÃO DE INÚMEROS PROBLEMAS DO
QUOTIDIANO. È POSSÍVEL QUE AS SUAS LIMITAÇÕES NÃO SEJAM MUITO VISÍVEIS NOS
PRIMEIROS ANOS DA INFÂNCIA. MAIS TARDE, NA VIDA ADULTA, PODE TAMBÉM ACONTECER
QUE CONSIGAM LEVAR UMA VIDA BASTANTE INDEPENDENTE E RESPONSÁVEL. NA VERDADE, AS
LIMITAÇÕES SERÃO VISÍVEIS EM FUNÇÃO DAS TAREFAS QUE LHES SEJAM PEDIDAS.
OS RESTANTES 13% TERÃO MUITO MAIS DIFICULDADES NA ESCOLA, NA SUA VIDA FAMILIAR
E COMUNITÁRIA. UMA PESSOA COM ATRASO MAIS SEVERO NECESSITARÁ DE UM APOIO MAIS
INTENSIVO DURANTE TODA A SUA VIDA.
TODAS AS PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SÃO CAPAZES DE CRESCER, APRENDER E DESENVOLVER-SE. COM
A AJUDA ADEQUADA, TODAS AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PODEM VIVER DE
FORMA SATISFATÓRIA A SUA VIDA ADULTA.
8. QUE EXPECTATIVAS
DE FUTURO TÊM AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA?
UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL PODE OBTER RESULTADOS ESCOLARES MUITO INTERESSANTES. MAS NEM SEMPRE
A ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO FUNCIONAL OU INDIVIDUAL ÀS NECESSIDADES DA CRIANÇA
EXIGE MEIOS ADICIONAIS MUITO DISTINTOS DOS QUE DEVEM SER PROVIDENCIADOS A TODOS
OS ALUNOS, SEM EXCEÇÃO.
ANTES DE IR PARA A ESCOLA E
ATÉ AO TRÊS ANOS, A CRIANÇA DEVE BENEFICIAR DE UM SISTEMA DE INTERVENÇÃO
PRECOCE. OS EDUCADORES E OUTROS TÉCNICOS DO SERVIÇO DE INTERVENÇÃO PRECOCE
DEVEM PÔR EM PRÁTICA
UM PLANO INDIVIDUAL DE APOIO À FAMÍLIA.
ESTE PLANO DEFINE AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E ÚNICAS DA CRIANÇA. DEFINE
TAMBÉM O TIPO DE APOIO PARA RESPONDER A ESSAS NECESSIDADES. POR OUTRO LADO,
ENQUADRA AS NECESSIDADES DA CRIANÇA NAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E ÚNICAS DA
FAMÍLIA, PARA QUE OS PAIS E OUTROS ELEMENTOS DA FAMÍLIA SAIBAM COMO AJUDAR A
CRIANÇA.
QUANDO A CRIANÇA INGRESSA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL E DEPOIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, OS EDUCADORES EM PARCERIA COM A
FAMÍLIA DEVEM POR EM
PRÁTICA UM PROGRAMA EDUCATIVO QUE RESPONDA ÀS NECESSIDADES
INDIVIDUAIS E ÚNICAS DA CRIANÇA. ESTE PROGRAMA É EM TUDO IDÊNTICO AO
ANTERIOR, SÓ QUE AJUSTADO À IDADE DA CRIANÇA E À SUA INCLUSÃO NO MEIO ESCOLAR.
DEFINE AS NECESSIDADES DO ALUNO E OS TIPOS DE APOIO ESCOLAR E EXTRA-ESCOLAR.
A MAIOR PARTE DOS ALUNOS NECESSITA DE APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE
COMPETÊNCIAS ADAPTATIVAS, NECESSÁRIAS PARA VIVER, TRABALHAR E DIVERTIR-SE NA
COMUNIDADE.
ALGUMAS DESTAS COMPETÊNCIAS
INCLUEM:
A COMUNICAÇÃO COM AS OUTRAS
PESSOAS.
SATISFAZER NECESSIDADES
PESSOAIS (VESTIR-SE, TOMAR BANHO).
PARTICIPAR NA VIDA FAMILIAR (PÔR A MESA, LIMPAR O PÓ, COZINHAR).
COMPETÊNCIAS SOCIAIS (CONHECER AS REGRAS DE CONVERSAÇÃO, PORTAR-SE BEM EM
GRUPO, JOGAR E DIVERTIR-SE).
SAÚDE E SEGURANÇA. LEITURA,
ESCRITA E MATEMÁTICA BÁSICA; E À MEDIDA QUE VÃO CRESCENDO, COMPETÊNCIAS QUE
AJUDARÃO A CRIANÇAS NA TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA.
FONTE:
MARINA DA SILVEIRA RODRIGUES ALMEIDA
CONSULTORA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PSICÓLOGA E PEDAGOGA ESPECIALISTA
INSTITUTO INCLUSÃO BRASILINCLUSAO.BRASIL@IRON.COM.BR