E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga, Rodrigo Fossari e Vinícius da Silveira Vianna.
Professora: Márcia Pieretti

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TARSILA DO AMARAL


QUEM FOI TARSILA DO AMARAL?

A TURMA DA COMUNICAÇÃO PESQUISOU E FEZ  UM BREVE RELATO SOBRE SUA BIOGRAFIA



BREVE BIOGRAFIA
TARSILA DO AMARAL FOI UMA DAS MAIS IMPORTANTES PINTORAS BRASILEIRAS DO MOVIMENTO MODERNISTA. NASCEU NA CIDADE DE CAPIVARI (INTERIOR DE SÃO PAULO), EM 1 DE SETEMBRO DE 1886. CASOU-SE DUAS VEZES E TEVE APENAS UMA FILHA (LUIZA).
MORREU AOS 87 ANOS, SE HOJE ESTIVESSE VIVA ESTARIA COM 125 ANOS. ELA PRECISOU SE SUBMETER A UMA CIRURGIA DE COLUNA E DEVEIDO A UM ERRO MÉDICO FICOU PARALÍTICA, PRECISANDO FICAR EM UMA CADEIRA DE RODAS. ELA MORREU DE DEPRESSÃO E EM SEU VELÓRIO ELA ESTAVA VESTIDA COM UM VESTIDO BRANCO, QUE FOI O SEU DESEJO ANTES DE MORRER.



 A TURMA DA COMUNICAÇÃO REALIZOU UMA AULA EXPOSITIVA NO QUADRO SOBRE A PINTURA TARSILA DO AMARAL.
 TURMA DA COMUNICAÇÃO INTERAGINDO COM A TURMA DO EJA IV
TURMA DA COMUNICAÇÃO DANDO UMA AULA EXPOSITIVA PARA A TURMA DO EJA IV SOBRE A BIOGRAFIA E OBRAS DE TARSILA DO AMARAL.

  

VEJA ALGUMAS DAS OBRAS DE TARSILA DO AMARAL:


O LAGO - MARAVILHOSA TELA DA FASE ANTROPOFÁGICA, COM O COLORIDO E O TEMA TÃO TÍPICOS DE TARSILA. SEU SOBRINHO SÉRGIO COMPROU A TELA E PERMANECEU COM ELA POR MUITOS ANOS.


UM DOS PRINCIPAIS EVENTOS DA HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL, A SEMANA DE 22 FOI O PONTO ALTO DA INSATISFAÇÃO COM A CULTURA VIGENTE, SUBMETIDA A MODELOS IMPORTADOS, E A REAFIRMAÇÃO DE BUSCA DE UMA ARTE VERDADEIRAMENTE BRASILEIRA, MARCANDO A EMERGÊNCIA DO MODERNISMO BRASILEIRO




A CUCA - TARSILA PINTOU ESTE QUADRO NO COMEÇO DE 1924 E ESCREVEU À SUA FILHA DIZENDO QUE ESTAVA FAZENDO UNS QUADROS "BEM BRASILEIROS", E A DESCREVEU COMO "UM BICHO ESQUISITO, NO MEIO DO MATO, COM UM SAPO, UM TATU, E OUTRO BICHO INVENTADO". ESTE QUADRO É TAMBÉM CONSIDERADO UM PRENÚNCIO DA ANTROPOFAGIA NA OBRA DE TARSILA E FOI DOADO POR ELA AO MUSEU DE GRENOBLE NA FRANÇA.



ANTROPOFAGIA - NESTA TELA TEMOS A JUNÇÃO DO "ABAPORU" COM "A NEGRA". ESTE APARECE INVERTIDO EM RELAÇÃO AO QUADRO ORIGINAL. TRATA-SE DE UMA DAS TELAS MAIS SIGNIFICATIVAS DE TARSILA E O COLECIONADOR EDUARDO COSTANTINI, DONO DO "ABAPORU", ESTÁ MUITO INTERESSADO NO QUADRO E JÁ OFERECEU UMA SOMA MUITO ALTA POR ELE (QUE FOI RECUSADA PELOS ATUAIS DONOS).



ABAPORU - ESTE É O QUADRO MAIS IMPORTANTE JÁ PRODUZIDO NO BRASIL. TARSILA PINTOU UM QUADRO PARA DAR DE PRESENTE PARA O ESCRITOR OSWALD DE ANDRADE, SEU MARIDO NA ÉPOCA. QUANDO VIU A TELA, ASSUSTOU-SE E CHAMOU SEU AMIGO, O TAMBÉM ESCRITOR RAUL BOPP. FICARAM OLHANDO AQUELA FIGURA ESTRANHA E ACHARAM QUE ELA REPRESENTAVA ALGO DE EXCEPCIONAL. TARSILA LEMBROU-SE ENTÃO DE SEU DICIONÁRIO TUPI-GUARANI E BATIZARAM O QUADRO COMO ABAPORU (O HOMEM QUE COME). FOI AÍ QUE OSWALD ESCREVEU O MANIFESTO ANTROPÓFAGO E CRIARAM O MOVIMENTO ANTROPOFÁGICO, COM A INTENÇÃO DE "DEGLUTIR" A CULTURA EUROPÉIA E TRANSFORMÁ-LA EM ALGO BEM BRASILEIRO. ESTE MOVIMENTO, APESAR DE RADICAL, FOI MUITO IMPORTANTE PARA A ARTE BRASILEIRA E SIGNIFICOU UMA SÍNTESE DO MOVIMENTO MODERNISTA BRASILEIRO, QUE QUERIA MODERNIZAR A NOSSA CULTURA, MAS DE UM MODO BEM BRASILEIRO. O "ABAPORU" FOI A TELA MAIS CARA VENDIDA ATÉ HOJE NO BRASIL, ALCANÇANDO O VALOR DE US$1.500.000. FOI COMPRADA PELO COLECIONADOR ARGENTINO EDUARDO COSTANTINI.

OS ANJOS




CARNAVAL EM MADUREIRA - TARSILA VEIO DE PARIS E PASSOU O CARNAVAL DE 1924 NO RIO DE JANEIRO. É CURIOSO VER QUE ELA COLOCOU A FAMOSA TORRE EIFFEL NO MEIO DA FAVELA CARIOCA.



ENTREVISTA COM A TURMA DO EJA IV

DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE A TURMA DO EJA IV DA PROFESSORA MARA VILELA, REALIZOU ATIVIDADES COM AS MAIS IMPORTANTES OBRAS DE TARSILA DO AMARAL. A TURMA DA COMUNICAÇÃO VISITOU A TURMA E FEZ UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA MARA E FOTOGRAFOU ALGUMAS DAS OBRAS QUE OS ALUNOS REPRODUZIRAM. A PROFESSORA MARA NOS RELATOU QUE A IDÉIA DE TRABALHAR COM AS OBRAS DE TARSILA SURGIU DO PROJETO MEIO-AMBIENTE QUE A TURMA VINHA TRABALHANDO AO LONGO DO ANO. O PROCESSO PASSOU PRIMEIRAMENTE POR UMA OBSERVAÇÃO DAS OBRAS PINTADAS ATRAVÉS DE FOTOS OFERECIDAS AOS ALUNOS, QUE A PARTIR DE SUAS RELEITURAS OS ALUNOS INICIARAM SEUS DESENHOS E PINTURAS UTILIZANDO LÁPIS DE COR E DANDO CONTINUIDADE COM TINTA GUACHE SOBRE O PAPEL, COM ISTO DANDO UMA VALORIZAÇÃO DO MEIO-AMBIENTE, QUE A TARSILA DO AMARAL TAMBÉM VLORIZA ATRAVÉS DE SEUS QUADROS E TRAÇOS.
CONFIRA ALGUMAS DAS  RELEITURAS DOS ALUNOS TRANFERIDAS PARA O PAPEL ATRAVÉS DE DESENHOS E PINTURAS



 ALUNO THIAGO TRANSFERIU PARA O PAPEL SUA RELEITURA DA OBRA DE TARSILA DO AMARAL "O PALHAÇO".
ALUNAS MAISE E DANIELA
 ALUNA KÁSSIA FAZENDO UMA RELEITURA DA OBRA DE TARSILA AMARAL E TRANSFERINDO PARA O PAPÉL.

OBRA REALIZADA PELA ALUNA MAISE DA TURMA DO EJA IV


FALAS DE ALUNOS SOBRE SUAS ATIVIDADE EM SALA DE AULA:

“EU GOSTEI DE REALIZAR ESTA ATIVIDADE, A GENTE ESCOLHEU A TARSILA DO AMARAL PORQUE AS PINTURAS DELA SÃO MAIS CONHECIDAS, AS CORES SÃO BEM VIVAS,OS TRAÇOS SÃO MAIS SIMPLES PRA GENTE DESENHAR” 
(ALUNO: THIAGO – EJA IV)


“EU PESQUISEI NA INTERNET QUE A PRIMEIRA OBRA DA TARSILA DO AMARAL FOI A CÓPIA DO QUADRO CORAÇÃO DE JESUS” 
(ALUNO: NATHANIEL – COMUNICAÇÃO)

ALUNOS DA TURMA DO EJA IV - PROFESSORA MARA VILELA REALIZARAM DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE VÁRIAS PINTURAS, TÉCNICAS E DESENHOS, EMBASADOS NAS OBRAS DE TARSILA DO AMARAL


POSTAGEM FEITA PELOS ALUNOS NATHANIEL E CARLOS EDUARDO CORREA DA TURMA DA COMUNICAÇÃO



Um comentário:

  1. Boa noite!
    O pintura "Abaporu" de Tarsila do Amaral está invertida neste blog. A original é ao contrário.
    O quadro Antropofagia explica isso perfeitamente.

    Sem mais, n

    ResponderExcluir