CURSO DE FORMAÇÃO LÚDICA PARA EDUCADORES:
O Bando de Brincantes tem a convicção de que o mundo lúdico é fundamental ao ser humano em todas as fases da vida. Na infância, a arte e a brincadeira são indispensáveis ao desenvolvimento psíquico, cognitivo, motor e emocional das crianças. O gosto da descoberta, o desafio da criação, a adrenalina do jogo são fontes de sabedoria e de prazer.
No que diz respeito à educação, acreditamos que só pode trabalhar a expressão dos demais aqueles que se permite experimentar e jogar livremente. Assim, por meio de técnicas artísticas, jogos e brincadeiras, propomos que os educadores busquem suas possibilidades de expressão, permitindo-se brincar e libertando-se das amarras cotidianas dos comportamentos padronizados presentes no rótulo de “adulto”. Assim, dentro da programação de MAIO - mês do brincar oferecerá o Curso de Formação Lúdica para Educadores. A proposta do Bando de Brincantes parte de uma reflexão sobre a importância dos espaços imaginários na constituição do ser humano, com a proposição de atividades interativas que instiguem, emocionem, divirtam e desafiem os sentidos. Em seus cursos e oficinas, o Bando de Brincantes propicia a vivência com diferentes linguagens artísticas, buscando potencializar as habilidades e apresentar desafios. Nossa intenção é trabalhar com proposições lúdicas que respeitem a integridade intelectual e a percepção sensorial das crianças, por meio de construções visuais, sonoras e narrativas. Nessas atividades, é possível explorar as potencialidades criativas, artísticas e comunicativas, divertindo-se no mundo da imaginação.
Tópicos:
• Cena, brincadeira e canção em atividades para a infância, com Viviane Juguero
• Arte e educação, com Hamilton Braga
• Jogos circenses para crianças e adolescentes, com Éder Rosa
• Adaptação de brincadeiras para crianças portadoras de deficiências, com Letícia Schwartz
• Brincadeiras cantadas para bebês, com Viviane Juguero
Duração do curso: 20h
Coordenação geral: Viviane Juguero
Orientação pedagógica: Viviane Juguero e Hamilton Braga
Contrate o Bando de Brincantes para ministrar o curso em sua instituição pelo e-mail producaobando@bandodebrincantes.com.br
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Bom dia!
O SINEPE/RS convida nossas instituições a participar do Dia da Solidariedade em nosso Estado.
O SINEPE/RS divulgará as ações realizadas pelas instituições de ensino no Portal do Sindicato e na Educação em Revista. Para participar, é preciso enviar textos e fotografias com o relato das ações realizadas para Dia da Solidariedade para sinepe@sinepe-rs.org.br. O e-mail deverá ter como assunto: DIA DA SOLIDARIEDADE e conter o nome do responsável pelo texto para contato. O prazo para envio dos relatos é até dia 29 de maio.
SINEPE/RS mobiliza instituições para o Dia da Solidariedade
O Sindicato está mobilizando o ensino privado gaúcho para comemorar o Dia da Solidariedade, que será em 19 de maio. A proposta é que cada instituição de ensino envolva sua comunidade escolar em iniciativas de solidariedade que promovam a cultura da cidadania. Além das ações já tradicionais, como Tema de Casa Solidário e o Dia da Solidariedade na Escola, o SINEPE/RS sugere para este ano a realização de campanha contra bullying, atividades voltadas ao meio ambiente, como a Patrulha do Meio Ambiente e também a ações referentes à prevenção de uso de álcool e drogas. No ano passado, diversas instituições participaram da iniciativa com número recorde.
Conheça as ações propostas pelo SINEPE/RS:
CAMPANHA CONTRA BULLYING
Incentivar os alunos a criarem campanhas diferenciadas junto à comunidade para informar e conscientizar sobre o bullying. Diversas ações podem ser desenvolvidas como teatro, palestras e bate-papos abertos ao público, promovendo a participação de familiares, amigos e pessoas próximas à instituição.As atividades podem ser divulgadas no blog SINEPE/RS Contra o Bullying.
PATRULHA DO MEIO AMBIENTE
Desenvolver atividades de conscientização e cuidado com o meio ambiente na instituição de ensino, através da criação de grupos distintos formados por alunos para cuidarem do ambiente escolar, atuando em diferentes atividades, como reciclagem, desperdício de materiais, limpeza, entre outros. Os grupos podem ser denominados patrulhas, com o objetivo de ensinar e promover essa nova cultura, dando exemplo aos seus colegas.
Promover seu próprio evento comemorativo ao Dia da Solidariedade. As instituições podem abrir suas portas para a comunidade local, apresentando shows artísticos, oferecendo palestras ou oficinas sobre os projetos sociais já desenvolvidos. O importante é que cada instituição de ensino desenvolva suas próprias ações para disseminar a cultura da cidadania e solidariedade.
TEMA DE CASA SOLIDÁRIO
Incentivar o aluno a praticar uma ação de solidariedade no final de semana como tema de casa, registrando sua atividade em folha de ofício com o coração símbolo da campanha (arquivo disponível para download no portal). O aluno pode levar seu registro na segunda-feira para compartilhar sua experiência com seus colegas. A instituição também pode montar um grande painel com todos os relatos e expor para os outros alunos.
PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS
Tendo em vista a relevância do tema e sendo o SINEPE/RS membro do Fórum Permanente de Combate ao Uso de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes do Ministério Público do Estado, incentivamos às escolas que pratiquem as ações a seguir sugeridas, priorizando o tema: Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas.
Qualidade de Vida: Desenvolver atividades que trabalhe com as consequências físicas do uso de álcool e drogas como as sequelas e doenças que são desenvolvidas a partir do uso destas substâncias.
A instituição pode fazer ações que valorizem a saúde e a vida como passeios ciclísticos, torneios esportivos, corridas ou caminhadas.
Trânsito Seguro: Sensibilização para o perigo na relação direção versus o consumo de álcool e drogas. Promover atividades que apresentem as consequências trágicas de beber e dirigir. Sugere-se atividades como o Momento da Arte: mostra de esquetes teatrais, concurso de redação, exposição de fotografias.
Doação de Órgãos: A importância da doação de órgãos na nossa sociedade e cuidados para manter-se saudável.Promover atividades que despertem o interesse pelo assunto e a busca de informações sobre o tema como palestras e concurso de produção de vídeos.
Relacionamento Interpessoal: Como o consumo de álcool e drogas prejudica os relacionamentos interpessoais. Atividades que valorizem a saúde e a vida como: passeios ciclísticos, torneios esportivos, corridas ou caminhadas.
O SINEPE/RS divulgará as ações realizadas pelas instituições de ensino no Portal do Sindicato e na Educação em Revista. Para participar, é preciso enviar textos e fotografias com o relato das ações realizadas para Dia da Solidariedade para sinepe@sinepe-rs.org.br. O e-mail deverá ter como assunto: DIA DA SOLIDARIEDADE e conter o nome do responsável pelo texto para contato.
O prazo para envio dos relatos é até dia 29 de maio.
VAMOS PROMOVER ATIVIDADES E DIVULGAR NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO SINEPE/RS.
Nossos relatos serão publicados na Educação em Revista e fará parte da seção DIA DA SOLIDARIEDADE no portal do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário