E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga e Rodrigo Fossari.
Professora: Márcia Pieretti

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Gripe A

Alunos da Escola Nazareth da turma da comunicação realizaram atividades em sala de aula sobre a GripeA e Comum, confeccionaram cartazes explicativos e  personalizaram garrafinhas plásticas para colocarem água, e após passaram em todas as turmas para explicar aos seus colegas os cuidados que devemos ter com a GripeA, como também seus sintomas, causas, diagnósticos e tratamento.

 Alunos da Comunicação personalizaram garrafinhas para colocarem água, e sortearam uma para um aluno de cada turma, com o objetivo de que cada aluno deve de ter sua garrafa d'água ou seu copo para evitar o contágio da GripeA.

 Pequeno cartaz para fixarem dentro de todas as salas de aula, com os cuidados para se evitar o contágio da GripeA

 Confecção de um Cartaz para expor nas salas de aula e após fixar no Mural do Pátio Verde da Escola, com explicações sobre o contágio da GripeA, a diferença entre GripeA e Gripe Comum, diagnóstico, tratamento, cuidados, sintomas e prevenção.
 A Turma da Comunicação visitou a turma da EJA IV - e explicaram sobre a GripeA, após sortearam uma garrafinha. O ganhador foi o aluno Renan.
A Turma da Comunicação visitou a turma da EJA II  - e explicaram sobre a GripeA, após sortearam uma garrafinha. A ganhadora foi a aluna Amanda.






    MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Uma ação fundamental para diminuir a circulação dos vírus da gripe é a adoção de hábitos simples. Confira: 

- Higienizar as mãos com frequência;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- Evitar visitas a hospitais;
- Ventilar os ambientes.

      SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA

No ano de 2009, o mundo enfrentou uma pandemia de gripe A, com grande repercussão na saúde das pessoas e sobrecarga da rede de serviços de saúde. O Estado do Rio Grande do Sul foi duramente atingido no inverno daquele ano, com registro de 3.585 casos confirmados da doença e 298 óbitos.
Em 10 de agosto de 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da pandemia e início da fase pós-pandêmica, indicando que o vírus H1N1 se manteria em circulação, apresentando comportamento de vírus sazonal. 
A ocorrência de casos confirmados da doença é, portanto, esperada e o monitoramento destes casos no RS confirma a indicação da OMS: a circulação do vírus da Influenza H1N1 não se caracteriza como uma situação atípica no cenário do inverno gaúcho, sendo mais um agente, entre vários, que causam  doenças respiratórias agudas.
Além da vigilância de casos suspeitos, integram a estratégia da SES de combate e controle da doença a imunização dos grupos de risco, o reforço das medidas de prevenção e o diagnóstico e tratamento precoces de casos suspeitos.


A gripe é uma doença infecciosa muito comum, contagiosa e que pode ser grave. É causada pelos vírus influenza, que se replicam nas células respiratórias. Os vírus são facilmente transmitidos a outras pessoas por meio de espirros, tosse e da própria fala.

GripeResfriado
Agente causadorVírus influenzaVários tipos de vírus
Início dos sintomasOcorre repentinamente, de uma hora para outra derruba a pessoa, impedindo a realização de atividades do dia-a-diaProgressivo, inicia aos poucos e não impede a realização das atividades cotidianas
SintomasCalafrios, desânimo, fraqueza, vontade de ficar deitado, dores musculares, dor de garganta e tosseCoriza, congestão nasal
FebreNormalmente altaAusente ou baixa
Grau de exaustãoImportanteLeve ou moderada
Evolução1 a 2 semanas. Comumente evolui com tosse no 4º ou 5º dia, que perdura até duas semanasRápida recuperação
ComplicaçõesGraves (exemplo pneumonia)Leves ou moderadas
OcorrênciaSazonal (outono e inverno)Todo o ano
Fontes:
Centers for Diseases Control and Prevention. Cold versus Flu. Question answers. Disponível em:http://www.cdc.gov/flu/about/qa/coldflu.htm. Acessado em 21/10/2010.
Centers for Diseases Control and Prevention. Key Facts about Influenza (Flu) Flu Vaccine. Disponível em:http://www.cdc.gov/flu/keyfacts.htm. Acessado em 21/10/2010.

Pessoas que têm gripe muitas vezes apresentam alguns ou todos os sintomas abaixo:
  • - Febre ou sensação de febre/arrepios
  • - Tosse
  • - Garganta inflamada
  • - Nariz escorrendo ou entupido
  • - Dores musculares
  • - Dores de cabeça
  • - Fadiga (muito cansaço)
  • - Vômitos e diarreia, embora estes sintomas sejam mais comuns em crianças do que adultos.
O vírus da gripe se propaga, principalmente, por gotículas, como a saliva, quando as pessoas infectadas com este vírus espirram, tossem ou falam. Essas gotículas podem atingir a boca ou nariz de pessoas que estão próximas e ou objetos, contaminando-os. Também é possível contrair a gripe ao tocar em uma superfície ou objeto que tenha o vírus influenza.
A gripe, também conhecida por influenza, é uma infecção do sistema respiratório causada por um vírus. São conhecidos três tipos do vírus influenza denominados pelas letras A, B e C.
O vírus influenza A naturalmente infecta grande diversidade de mamíferos e aves. Os vírus influenza B infectam humanos e, raramente, cachorros, gatos e suínos. Os vírus influenza C, primariamente, infectam apenas seres humanos.
A gripe pode ter consequências graves, incluindo a pneumonia bacteriana, inflamação do ouvido, sinusite (inflamação dos seios da face), desidratação e agravamento de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, asma ou diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário