E-MAIL

GALERINHA DA ESCOLA NAZARETH

TURMA DA COMUNICAÇÃO
e-mail: comunicacaonazareth@bol.com.br
Alunos: Aline Caumo, Amanda Cardoso, Cintia Lindner, Diego Vieira, Juliano Bernardi, Karen Castilhos, Maise Soares, Rafael Braga e Rodrigo Fossari.
Professora: Márcia Pieretti

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

VALORIZANDO A POESIA




O que é Poesia? Arte de compor versos....vocês concordam?
Eu e minha turma da Comunicação iniciamos um lindo trabalho em 2011 com poesias, desde a mais simples, a mais significante, a mais marcante até a mais insignificante ou ainda mais dizendo.... a poesia mais sincera, que é aquela vinda lá da alma, feita com o coração,com amor, sinceridade, emoção.....
Certa vez alguém disse: "Qualquer um pode ensinar e fazer poesia".... Nós não concordamos, pois a verdadeira poesia vem da "sensibilidade", é criada por pessoas que conseguem dar sentido, razão e emoção, do que simplesmente um agrupamento de palavras, e meus alunos da turma da comunicação conseguiram me dar esta resposta.

Iniciamos no ano de 2011 um projeto como o tema "Construindo Poesias", teve uma grande repercussão na turma, trabalhou-se conceitos, valores, sensibilidade e criatividade.
Em seis meses observou-se o quanto cada aluno se beneficiou com a poesia,ou seja, resgatando valores, aprendendo a lidar com as diferenças e autoestima.

Em 2011 a aluna Karen Castilhos Dutra, criou 80 poesias de sua autoria,e 20 poesias em conjunto com os demais alunos da turma.

Atualmente a turma da comunicação é composta por 11 anos, e decidimos então que no início deste ano daríamos continuidade a "valorização da Poesia", criamos sonhos e expectativas, de um dia poder lançar um "Livro de Poesias", e com este pensamento fomos fundo em nosso desejo. E é aí que entra uma peça importante na nossa história.....
Resolvemos ir em busca de uma Profissional que pudesse dar a turma uma Oficina de Poesia. Não foi difícil, através de uma amiga em comum, nos foi sugerido a Roselaine Funari, uma gestora de projeto cultural.

Roselaine chegou até nós muito tímida, pois era sua primeira experiência com alunos com deficiência intelectual, aos poucos foi se apropriando, conhecendo cada um dos alunos e se apaixonando por cada um deles.
Cada Oficina trazida por ela, para os alunos significava renovação, desejo, entusiasmo, harmonia, criatividade e dedicação, e ambos foram adquirindo mais experiências e fortalecendo laços de amizade, cumplicidade e paixão pelo trabalho que realizavam. E eu ali, correndo meus olhos pelo amplo espaço no qual eles trabalhavam suas inspirações, anseios, devaneios, sonhos, desejos que despertavam a cada segundo das atividades realizadas, presenciei alunos deixando de lado sua timidez e falando/declamando/expressando-se no grande grupo, isto sim foi maravilhoso!!
Roselaine e eu trabalhamos em conjunto, ela com sua experiência nas oficinas e eu mostrando a ela o quanto os alunos aprendem, nos ensinam e nos surpreendem.


 


*********************************************************************************

Entrevista com Roselaine Funari



  •     Nome Completo: Roselaine Funari Tonial
  •    Formação: Sou uma poetiza que se formou em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing.
  •   Onde atua a profissão: Utilizo os conhecimentos adquiridos na graduação concluída na UFRGS em 2006 para elaborar projetos culturais. Com estes conhecimentos tive a aprovação no Ministério da Cultura do Projeto POESIA INCLUSIVA. Este é o meu trabalho, composto pela Oficina de Poesia Itinerante e em Formato Acessível e pelo Sarau Poético que está na sua 5ª edição. Realizo este trabalho, desde 2010, em diversas entidades, entre elas ACELB, ACERGS, CCCEV, Colégio Gabriel Obino, Farroupilha, 57ª Feira do Livro de Porto Alegre e Projeto Rumo Norte. Atualmente, minha oficina compõe o Projeto Descentralização da Cultura SMC.
  •     O que faz nas horas de folgas: Adoro escrever, ficar em casa com a família e brincar com nossos cachorros.
  •      Diga uma Frase: Na vida nada é completamente igual, Deus nos fez diferentes uns dos outros, as flores têm várias cores e formatos, os bichos várias raças e cores, os rios percorrem diferentes caminhos, cada gota de chuva tem seu destino... E nada é por acaso, e nada acontece de forma separada. Na natureza tudo se completa. Toda diversidade foi feita para que cada um de nós encontre possibilidades dentro de nossas aptidões. Toda pessoa é capaz de ensinar e aprender algo. É nisso que creio, nas possibilidades e nas trocas.
  •    O que é poesia pra você? Poesia é atitude, sensibilidade e encantamento pelo que é simples. É o que existe antes de qualquer palavra e o que fica depois do poema. É aquilo que toca o sentimento, desperta para a reflexão e cria uma nova realidade.


- Fale uma palavra ou frase sobre as seguintes palavras abaixo:

VIDA: Aprendizagem
AMOR: Caminho que leva a Deus.
NATUREZA: Inspiração
MÃE: Um colo na hora que mais precisamos.
PAI: Exemplo de luta.
FAMÍLIA: Um pedaço do céu.
RELIGIÃO: Importa-me a fé na vida, mais do que a religião. Respeito todas.
SONHO: Cultura acessível e educação para todos, focada nas capacidades de cada um.
AMIGOS: Anjos protetores.
FONTE DE INSPIRAÇÃO: Amo o que faço.


- Roselaine fale um pouquinho para a turma da comunicação como está sendo a tua experiência de realizar uma Oficina de Poesia Inclusiva com pessoas com deficiência intelectual;

Amados, peço licença para dizer-lhes que minha oficina não é “de” poesia inclusiva e sim “do” Poesia Inclusiva que é o nome de um projeto que criei e realizo desde 2010. O Poesia Inclusiva é a poesia em ação social. Conto isto, também para que saibam que o programa de trabalho elaborado com o auxilio da Arte terapeuta Patti Cruz, foi criado para a realidade do deficiente visual. Sendo assim, quando recebi o convite da Professora Márcia, com a indicação da Patti Cruz, para realizar essa oficina de poesia, aceitei como um desafio por ser um universo distante da minha realidade de trabalho. Mas como disse anteriormente, acredito nas possibilidades, portanto sempre acreditei que seria possível. E é, concordam comigo? Sabia que iriam me mostrar o caminho certo. Vocês são demais!!!  Nossas vivências em torno da poesia têm sido uma nova possibilidade para o trabalho que realizo no Poesia Inclusiva. A cada encontro, aprendo algo novo com o grupo e com a professora Márcia Pieretti, que está sempre disposta a saciar a sede por conhecimento do Grupo da Comunicação.

- Que aprendizagem você tirou de conhecer esta turma, estes alunos?

Aprendi que de nada adianta classificar as pessoas de um jeito ou de outro. Pois nenhuma pessoa é igual a outra e todos nós temos limitações. Aprendi a valorizar ainda mais as capacidades individuais e de grupo. Aprendi e aprendo constantemente neste trabalho de inclusão pela poesia, que ela é sim acolhedora no sentido de se adaptar a qualquer realidade, de saber valorizar a expressão do jeito que ela brotar. Há uma forma estética para o poema, mas a poesia acontece fora das palavras. É neste universo sensível que tudo é possível. É nele que estou. No exercício do olhar poético, sem padronizar comportamentos, sem pré-julgamentos. Assim, recriamos o mundo e permitimos que a arte aconteça e cumpra seu papel inclusivo que é o foco do meu trabalho.


- Gostaríamos de terminar nossa entrevista pedindo que você deixe sua mensagem:

Grupo da Comunicação, vocês são um lindo poema escrito diariamente com respeito, carinho, responsabilidade, comprometimento e cuidado com o outro.  O que é a deficiência intelectual diante de tantos valores sublimes? A poesia está em vocês e à medida que expressam as belezas de seus sentimentos o poema se faz naturalmente. Desejo ter deixado algo bonito em cada um e que continuem se comunicando com muita poesia.  Sejam felizes e coloquem amor em tudo que forem realizar. Sucesso!


Muito Obrigada pela oportunidade.
Beijos no coração.
Roselaine Funari


Roselaine, você fez a Diferença!!!!!!
A Turma da Comunicação agradece pelo incentivo, carinho, participação, dedicação, disposição e acima de tudo por acreditar em nós.


RECEITA POÉTICA

BOLO DO ELOGIO

INGREDIENTES:

2 XÍCARAS DE ALEGRIA
3 PORÇÕES DE COLEGUISMO
12 GOTAS DE AMIZADE
200 ml DE RESPEITO
3 COLHERES DE RECONHECIMENTO
PITADAS DE FASCINAÇÃO
2 LITROS DE AMOR
2 PACOTES DE CARINHO
2 COPOS DE COMPREENSÃO
13 GOTAS DE CORAGEM
100 ml DE TERNURA

MODO DE PREPARO:

DESCARTAR A INVEJA, MISTURAR OS INGREDIENTES.
COLOCAR NA GELADEIRA POR 30 MINUTOS.
E ESTÁ PRONTO PARA SERVIR.



ROSELAINE FUNARI
MÁRCIA PIERETTI
TURMA DA COMUNICAÇÃO




Postagem: Prof. Márcia Pieretti

Nenhum comentário:

Postar um comentário